Um incêndio em uma residência de alvenaria de aproximadamente 300 m² mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, SAMU e Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (29/05/23) em Blumenau. Os bombeiros foram acionados às 15h08 para atender a ocorrência na Rua Paulo Eberhard, no bairro Valparaíso.
A construção possui três quitinetes de aluguel onde moram três famílias. Quando as guarnições chegaram ao local, encontraram os moradores na área externa. Uma das quitinetes estava tomada pela fumaça e com chamas saindo da janela do quarto das crianças.
As equipes montaram uma linha de ataque e iniciaram o combate externo, extinguindo o fogo em 20 minutos. Logo depois foi realizada a ventilação mecânica, permitindo o acesso à parte interna para realizar o rescaldo, que levou mais uma hora de trabalho. No total, foram utilizados aproximadamente 700 litros de água.
Na quitinete de 50 m² moram uma mulher e seus três filhos menores que estavam no imóvel quando as chamas iniciaram. As crianças foram todas retiradas em segurança pela mãe, que acabou sofrendo queimaduras de 2º grau no rosto e nos braços.
Ela também estava com tosse, sentia fraqueza e relatou irritação nas vias aéreas. A mulher recebeu atendimento da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi conduzida ao Hospital Santo Antônio. As crianças, foram avaliadas e ficaram aos cuidados do avô paterno.
As chamas destruíram a mobília no quarto das crianças e a fumaça causou danos parciais nos demais cômodos. As outras duas quitinetes, onde moram dois casais, cada um com uma criança, não foram atingidos e nem havia ninguém no momento do incêndio.
A Defesa Civil esteve no local para avaliar a estrutura, já que as chamas causaram rachaduras na casa. O imóvel foi interditado e os moradores orientados. As causas do incêndio serão investigadas pelo setor de perícia dos bombeiros.