Várias equipes dos Bombeiros Militares e Voluntários trabalharam desde às 18h desta quinta-feira (25/05/23) no combate a um incêndio de grandes proporções no galpão de uma empresa de transportes e logística localizada às margens do sentido Sul da do Km 95 da BR-101, no bairro Medeiros, em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina.
De acordo com o relatório divulgado às 6h desta sexta-feira (26), apesar do incêndio estar praticamente controlado, ainda há muitos focos de chamas confinados dentro da estrutura estimada em 20 mil m². É necessário entrar no local com máquinas como retroescavadeiras para realizar o rescaldo.
Nesta manhã, trabalhavam na ocorrência os Bombeiros Militares de Barra Velha, Balneário Piçarras, Itajaí e Itapema. Os Bombeiros voluntários de Barra Velha, Jaraguá do Sul e Indaial, também prestavam apoio à operação.
As chamas iniciaram pouco antes das 18h de quinta (25), horário em que os bombeiros da cidade foram acionados. Um vigilante privado que trabalhava no local tinha ouvido um estrondo estranho. Ao verificar, percebeu muita fumaça e acionou o 193.
O complexo é formado por dois galpões de alvenaria pré-moldada separados locados para empresas de utensílios domésticos, administradora, distribuidora de materiais escolares, além de logística e distribuição. No local trabalham cerca de 35 funcionários, mas quando os bombeiros chegaram, todos já haviam deixado seus postos de trabalho.
Assim que os bombeiros chegaram foi iniciado o gerenciamento da ocorrência, com a definição de estratégias de combate, mitigação de riscos e acionamento de recursos adicionais. O combate inicial teve foco no isolamento das estruturas que não tinham sido atingidas pelo fogo, para preservar o máximo do patrimônio, bem como evitar que se espalhasse nas residências nos fundos da empresa.
Os bombeiros conseguiram proteger um galpão menor e seu estoque e parte do segundo que é maior. O incêndio se concentrou neste último, onde as equipes aproveitaram as portas de descarga (docas) para realizar o combate direto às chamas. Mas depois que a estrutura da cobertura colapsou, ficou ineficiente o combate por cima utilizando uma escada especial e equipamento.
As equipes aguardavam o fogo reduzir a intensidade, para usar uma retroescavadeira que permita afastar as estruturas metálicas do telhado e realizar o rescaldo. Trabalharam no combate ao incêndio 44 bombeiros militares, comunitários e voluntários. Foram empenhados três carretas e dois caminhões autotanques, uma auto escada e plataformas mecânicas, quatro auto bomba tanque de resgate, dois autotransportes de materiais e outros dois de pessoas, além de dois auto resgates e uma ambulância.
Além das equipes já citadas, prestaram apoio o CBM de Balneário Camboriú, o CBV de Joinville, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiú e Araquari; a Polícia Militar, as Defesas Civis de Barra Velha e Jaraguá do Sul, além da CELESC. O comando das operações está a cargo do Capitão dos Bombeiros Militar, Jonas Talaisys, e de Neilor Vicenzi, dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.