Startup de Blumenau produzirá cartões de visita NFC para Ministério de Minas e Energia

O processo licitatório aberto pelo Ministério de Minas e Energia reuniu oito empresas do Brasil, todas especializadas nesta tecnologia.

Leonardo Rios, da Sollo Digital | Foto: divulgação

A startup Sollo Digital, empresa especializada na troca de informações por meio de tecnologias sem contato, acaba de entregar um lote de cartões de visita digital para o Ministério de Minas e Energia do Brasil. São 150 unidades que serão distribuídas entre o primeiro e segundo escalão do ministério. “Temos a oportunidade de atuar junto a um órgão nacional e tornar o networking cada vez mais rápido e fácil”, comenta Leonardo Rios, CEO da empresa.

Um cartão de visita digital é um meio de compartilhamento de informações pessoais e profissionais. Enquanto um cartão de visita impresso comporta uma quantidade limitada de informações, no digital é possível compartilhar uma quantidade enorme e diversificada de informações.

Os cartões digitais são responsivos, ou seja, com apenas um clique você é direcionado para realizar chamadas, mandar e-mails e entrar nas redes sociais. Com isso, fazer as ligações, por exemplo, se torna muito mais prático e você não corre o risco de fazer um telefonema indesejado por digitar o número da pessoa errado.

Rios destaca que o processo licitatório aberto pelo ministério reuniu oito empresas do Brasil, todas especializadas nesta tecnologia. “O próprio ministério estava pesquisando esta tecnologia e entrou em contato conosco por meio de uma pesquisa, pedindo orçamento inicial, assim como foi feito para os demais concorrentes. Em seguida, lançaram o edital e participamos do pregão online. Foi a primeira vez que participamos de uma licitação e fomos vencedores”, comemora Leonardo.

A comemoração é válida uma vez que a startup recém entrou no mercado. Iniciou as atividades em junho de 2022 e em agosto já era aprovada para o Programa de Incubação do Instituto Gene, atividade desenvolvida pelo Instituto Gene – entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau (CIB) – em parceria com a Fapesc e o Sebrae SC. Dois meses depois, estava instalando sua sede no CIB.

“Acabamos de passar pelo MVP e validamos nosso produto. E neste curto espaço de tempo, já temos clientes em praticamente todo o território nacional e recentemente iniciamos a internacionalização da nossa empresa”, diz, destacando a ação do sócio Welton Demétrio, que está no Canadá, na cidade de Calgary com a empresa recém-inaugurada em território estrangeiro.

Próximos passos

Aliada à internacionalização, o próximo passo da startup Sollo Digital é abrir rodada com investidores. “No final do ano passado, fomos procurados por um grupo de Campinas, mas não fomos adiante porque precisamos validar algumas situações. Agora que já temos nosso produto validado e uma versão que oferece recorrência, acreditamos que é o momento para pensarmos nisso de fato, e buscar ajuda não só na parte financeira, procuramos um investidor que apoie nossas ideias e possa abrir portas para o nosso perfil de cliente, que já está bem segmentando”, aponta.

Leonardo também observa que o produto principal da Sollo Digital são os cartões de visita digitais. Mas não apenas isso. “Nossa tecnologia permite gerar dashboards analíticos importantes para ampliar relacionamentos B2B2C, algo que não se traduz apenas no cartão”, destaca Leonardo.

Com informações de Giovana Pietrzacka