Depois de lutar anos contra o câncer, morreu desta segunda-feira (15/05/23) o cientista social e professor Adalberto Day. O Beto, como também era conhecido, tinha 70 anos e registrou em seu blog fatos importantes e relevantes sobre a história de Blumenau.
Seus textos e registros fotográficos era fonte de pesquisa para os gincaneiros. Quando o portal OBlumenauense foi criado em 2013, foi uma das pessoas importantes e sempre incentivador. Mas o câncer criava muitas limitações e o fez sofrer durante muitos anos.
O velório e cerimônia de despedida será no Cemitério São José, no Centro de Blumenau. Ele deixa esposa, filhas, neta e demais familiares e amigos enlutados. “Beto partiu para sua última viagem, para o lado de seus pais e todos os seus ancestrais. Até mais, meu amor eterno”, escreveu a esposa Dalva Day, que trouxe o trabalho do marido às redes sociais.
Beto era um apaixonado pelo futebol, em especial o Amazonas Esporte Clube, equipe que disputou competições locais e regionais décadas passadas. Com bom blumenauense, também tinha muito espaço no coração para os times como Metropolitano e BEC. Há muitos registros sobre o esporte na obra que deixa na internet.
O ex-morador da Rua Emílio Tallmann, no bairro Progresso, escrevia muitas histórias sobre a região do Garcia. Com a saúde muito debilitada, acabou deixando sua casa onde guardava muitas peças históricas para morar em um apartamento na região central. Seu trabalho de resgate foi destaque em muitas matérias jornalísticas ao longo das últimas duas décadas. Beto era daqueles que gostava de escutar rádio e a dificuldade de visão colaborava com isso.
Prefeitura decreta luto de três dias por morte de Adalberto Day
“Todos perdemos com a morte de Adalberto Day. A história de Blumenau vive um dia triste. Um homem que se dedicou a manter viva a história de Blumenau e tornou-se referência para todos que buscavam conhecer mais sobre a cidade. Adalberto não está mais entre nós, mas seu legado jamais será esquecido”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.