Por Humberto Trindade
“A desempenho do grupo nos mostra a evolução técnica e tática em grandes competições, e os resultados vão aparecendo com tempo. Só é questão de tempo”. Essa é a avaliação de Vanderlei de Oliveira, treinador da Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Ipiranga/SME Blumenau, sobre o desempenho da equipe na Taça Santa Catarina de karate, no último sábado, dia 13 de maio, no Ginásio do Galegão, em Blumenau. Com a participação de 86 atletas, a ABK/SME Blumenau ficou com o vice-campeonato da competição, que reuniu mais de 30 equipes de todo o Estado.
“Mesclamos um grupo entre atletas experientes e 44 novatos e com uma participação em competição estadual, que estrearam em competições oficiais da Federação Catarinense de Karate. Estamos trabalhando com um grupo de cerca de 70 alunos, com projeto de resultados a médio e longo prazo”, comenta Vanderlei de Oliveira, treinador da SME Blumenau, da Seleção Brasileira e coordenador de Seleções de Santa Catarina.
Maike de Oliveira, também da comissão técnica da ABK, destaca a postura do grupo no campeonato. “O comprometimento de todos os atletas foi um ponto positivo. O resultado é consequência e tenho certeza de que estamos no caminho certo. Tivemos melhoras técnicas de vários atletas”, analisa a treinadora, citando, por exemplo, o ouro de Sumaia Calassas da Luz, na categoria Júnior; além da dobradinha na categoria kumitê até 07 anos, com Elisa Menna Barreto Farinazzo e Luanna Inácio Simas.
Ainda nas categorias de Base, a ABK/SME Blumenau ficou com o ouro em ambos os naipes na categoria até 13 anos. No feminino, com Maria Eduarda Barros e Sousa, Beatriz Laurentino e Isadora Ribeiro Goulart. No masculino, com Lorenzo Valmorbida Rossi, Joaquim da Silva Montibeller e Enzo Vitório Krieck Heil.
No campeonato, a ABK teve domínio total na categoria Adulto, com o primeiro lugar na Sênior, com Julia Maily, Gabriela Camargo, Nicole Bauschspiess, Diego Pereira e Welton Barbosa. Teve medalhas ainda com Rafaela Westhpal, ouro na Cadete até 57 quilos e Rafael Manke, prata na Júnior até 70 quilos.