Entre as atividades programadas para comemorar o 20º aniversário do Museu do Imigrante de Timbó (SC), a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura é uma das principais atrações. A exposição, trazida da Itália pelo historiador, jornalista, escritor e defensor dos direitos humanos Sr. Franco Gentili, é composta por 35 instrumentos de tortura utilizados principalmente pela Inquisição europeia durante a Idade Média.
A mostra estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, até 2 de julho. O valor da entrada será de R$ 12, com meia entrada para professores, estudantes, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos (R$ 6). Não é recomendada a entrada de crianças com 11 anos ou menos.
Grupos e turmas escolares devem agendar previamente através do telefone ou WhatsApp (47) 3380-7632 ou e-mail museudoimigrante@culturatimbo.com.br.
A exposição chegou ao Brasil em 1997, e desde então percorreu várias cidades e estados, sendo vista por centenas de milhares de pessoas. A última vez que esteve no Museu do Imigrante de Timbó foi em 2014, quando mais de 2 mil visitantes puderam apreciar o acervo raríssimo. Everton de Vargas, atendente do Museu, comemora a volta da exposição: “Agora, novamente, ainda mais pessoas terão a oportunidade de conhecer a mostra”.