Nesta terça-feira (25//04/23), o núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Blumenau, em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Oeste, deflagrou a Operação “Vaga Certa”. A ação tem como objetivo investigar possível fraude em um concurso público ocorrido em Laurentino para provimento de cargos efetivos de agentes legislativos para a Câmara de Vereadores.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Laurentino, Ibirama, Salete e São Bento do Sul. Segundo as investigações, dois candidatos com possíveis ligações com pelo menos um agente público teria se beneficiado do certame. As provas do Concurso Público 001/2022 ocorreram em dezembro do ano passado.
A Operação “Vaga Certa” iniciou há três meses e já foram deferidas e implementadas uma série de medidas cautelares. As informações obtidas durante a investigação reforçaram as suspeitas, bem como elementos de autoria e materialidade, que surgiram desde a fase inicial das investigações. Além disso, há indícios fortes de ilegalidade no próprio processo licitatório que resultou na escolha da empresa responsável pelo concurso.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.
Fonte: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)