A nadadora de Ultra Maratonas Aquáticas, Sandra Koch, enfrenta o desafio Amazon Challenge que ocorre entre os dias 28 de abril e 3 de maio. O percurso de 30 quilômetros realizado no estado do Amazonas começa no município de Açutuba e termina na praia da Ponta Negra, em Manaus. A atleta é a primeira mulher catarinense a participar do desafio que já se tornou um clássico das águas abertas no Brasil.
São estimadas oito horas de nado contínuo para completar a prova. O treinamento específico para vencer o desafio já passa de quatro meses. A atleta nada diariamente de duas a três horas, seis vezes por semana, ultrapassando a marca de 450 mil metros de nado neste período.
Mas se o preparo físico é essencial para completar a prova, o preparo psicológico também tem sido trabalhado nos últimos meses – “por melhor que seja o preparo físico, é natural sentir cansaço, dores, cãibras e querer desistir. É preciso muito preparo mental para focar no objetivo e completar o trajeto. Nessa experiência, nadando em um rio, também vou encontrar adversidades como as condições climáticas, densidade e temperatura da água, que fica na média de 31°C” – revela Sandra ao falar da expectativa para seu mais novo desafio. A nadadora será acompanhada por um barco dos organizadores da Amazon Challenge com um fiscal de provas e um salva-vidas.
A Amazon Challenge será a sétima Ultra Maratona da nadadora. Sandra Koch é recordista do desafio Ilha do Arvoredo, em Bombinhas (25 Km em 2018). No currículo acumula provas como Leme a Barra (16 Km em 2021), Ilha Gipóia (21 Km em 2022), BISA – Ilha Grande/RJ (16 Km em 2022) e a tradicional 14 BIS – Bertioga x Santos (24 Km em 2022).
A atleta nada pela AABB Blumenau, é treinada pelo técnico Alexandre Kirilos (certificado pela CBDA, com algumas das principais travessias do mundo no currículo), tem acompanhamento da nutricionista Nadia Venturi, da fisioterapeuta Adriana Einloft, da treinadora mental Nell Salgado e reforço muscular do Zonta Team, em um grande trabalho de equipe. Para este desafio, Sandra treina com a nadadora Simone Nogara, em piscinas e na represa de Rio dos Cedros/Barragem Pinhal. Simone também se desafiará para os 30 Km. As duas partem para Manaus nesta quinta-feira, 27 de abril.
Para o ano que vem, quando já terá completado 49 anos de idade, a atleta prepara-se para ser a primeira catarinense a vencer o desafio de 36 Km (distância do Canal da Mancha) do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro.