Sete paratletas de Blumenau estão representando a cidade no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub 17 e Sub 20, que começou na terça-feira (18/04/23) e termina neste sábado (22), em São Paulo.
O evento, que conta com diversas modalidades do atletismo, é realizado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os paratletas de Blumenau estão divididos em sete categorias distintas:
Deficiências visuais
– Lucas Galupo: categoria T11
– Suelen Aguiar: categoria T11
– Jonathan Antunes: categoria T13
Paralisados cerebrais andantes
– Willian Wollstein: categoria T35
– Luis Fernando: categoria T38
Deficiência nos membros superiores
– José Alexandre: categoria T47
Competem em cadeiras de rodas
– Olga Benário: categoria T54
Segundo Felipe Lucio Mendes, professor do Programa Paradesporto na Secretaria de Educação (Semed) e técnico do Centro de Referência Paralímpico em Blumenau, a competição é fundamental para o desenvolvimento dos atletas, pois visa uma transição saudável e sutil entre o escolar e alto rendimento. Além disso, o Programa de Paradesporto de Blumenau, na modalidade de atletismo, também participa com um projeto que visa essa transição, considerando os resultados atuais e projeções futuras da modalidade.
Para Alexandre Matias, representante da Semed, cada competição e campeonato é importante para que Blumenau siga conquistando avanços nos resultados de seus paratletas. José Alexandre, por exemplo, conquistou seu índice para o mundial participando de competições como está com frequência. A participação dos atletas de Blumenau na competição é uma grande oportunidade para a cidade mostrar todo o seu potencial no esporte paralímpico.