No dia 19 de Abril foi comemorado o Dia do Exército em todo o Brasil. A data especial também foi celebrada no 23° Batalhão de Infantaria Jacinto Machado de Bittencourt em Blumenau, com medalhas e formatura de oficiais. OBlumenauense foi o único portal de notícias presente, através da colaboradora Marlise Cardoso Jensen, responsável pela maioria das coberturas externas.
Mas havia uma pessoa em especial, que comandou a Polícia Militar de Blumenau por 6 anos, sendo o mais longevo no cargo na história do 10° BPM. O Coronel Jefferson Schmidt, que já deixou a cidade há 2 anos, recebeu as medalhas Marechal Zenóbio da Costa e também do Exército.
Em janeiro de 2023, Schmidt assumiu o 3° Comando Regional, sediado em Balneário Camboriú (SC). Sua relação com a imprensa sempre foi muito produtiva e seu legado em Blumenau contribuiu para uma imagem positiva da corporação com a comunidade através de diversas iniciativas.
Entrevistamos também o atual Comandante do 23° BI, Tenente-Coronel Frederico Toscano Barreto, sempre gentil e receptivo. Entre outros assuntos, ele relata a sua paixão pelo Exército: “Sou extremamente grato por ter escolhido a carreira das armas como minha profissão”. Como legado, o oficial disse que procurou dar seguimento aos projetos do comandante anterior, como é de praxe.
Ele também destacou que após 2 anos de pandemia, foi buscar a aproximação com a sociedade blumenauense, com quem o exército sempre teve uma integração muito estreita. No ano passado, teve a difícil missão de administrar a crise após o acidente do caminhão do exército que deixou mortos e feridos.
Na oportunidade também foi homenageada com a Medalha do Exército, Maria Cecília de Souza, de 86 anos, que vive em Blumenau desde 1942, mas é natural de São Francisco do Sul (SC). A Doutora Mariazinha, como é conhecida, está presente na maioria das cerimônias nas áreas militares, seja na Polícia, no Exército e até nos Bombeiros.
Atualmente ela preside a Associação dos Amigos do 23º Batalhão de Infantaria. Graduada em direito, ela já foi professora e trabalhou na Procuradoria do município até se aposentar em 1992. Ela também atuou no Juizado Especial Civil, onde desenvolveu inúmeras atividades, inclusive como conciliadora.
Entre seus trabalhos voluntários, Doutora Mariazinha já foi presidente da Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e Adolescente (ABAN) e da Casa São Simeão. Viúva desde 2003, ela vive com o filho mais velho e a nora. Na entrevista ela fala rapidamente sobre a sua história pessoal e a forte relação com Blumenau.
O Vereador Carlos Vagner (Alemão) e os Veteranos do Exército, 3º Sargento Honorário Valter Masson e Valmir Muller, também receberam a Medalha Marechal Zenóbio da Costa. A cerimônia aconteceu no pátio de formatura General Sampaio, localizado no 23° BI, na Rua Amazonas, no bairro Garcia.