Na manhã desta segunda-feira (17/04/23), os 50 vigilantes com armas de fogo e outros 100 sem armas letais, iniciaram a segurança das 150 escolas e CEIs municipais de Blumenau. Essas medidas foram tomadas após o atentado no dia 5 de abril que terminou com a morte de 4 crianças e deixou outras 5 feridas na Creche Cantinho Bom Pastor. O criminoso de 25 anos pulou o muro e atingiu as vítimas com golpes de machadinha.
Antes do retorno às aulas, equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. As manutenções e obras de melhoria nas instituições já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas. É importante destacar que a Secretaria de Educação já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs mesmo antes do atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor.
Também foi feito um levantamento foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. Com esses dados, a equipe de gestão está trabalhando na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. Em um software, a Polícia Militar e equipes da Prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município.
Botões de pânico também serão colocados fisicamente em locais estratégicos nas unidades, os botões também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar. Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes já trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e este será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.
As imagens a seguir foram gravadas no Centro de Educação Infantil (CEI) José Antônio Curtipassi e na Escola Básica Municipal (EBM) Alice Thiele, ambos no bairro Garcia, em Blumenau.