A safra de cebola em Santa Catarina alcançou resultados históricos em 2022/23, com uma produção recorde de 551 mil toneladas, a maior dos últimos seis anos. Segundo o analista de socioeconômica e desenvolvimento rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Jurandi Gugel, a produtividade também foi excepcional, superando 31 mil quilos por hectare, o melhor resultado desde 2012/13.
Os bons resultados foram impulsionados pelas condições climáticas favoráveis durante o ciclo da cultura. Apesar de um problema de baixas temperaturas no início do período, a partir da metade de novembro e até o final do ciclo, as temperaturas foram elevadas e com muito sol, favorecendo o desenvolvimento da produção e formação de bulbos de maior calibre e boa sanidade.
Além disso, os preços obtidos pelos produtores foram bastante satisfatórios, com vendas chegando a mais de um dólar o quilo no início do período. Embora tenha havido uma redução nos preços conforme a oferta da safra catarinense aumentou, os valores se mantiveram acima do custo de produção estimado para Santa Catarina durante os meses de janeiro, fevereiro e início de março.
Com esses resultados, a expectativa é que o valor total da produção supere R$ 1 bilhão, um recorde para o Estado. O segmento agrícola em Santa Catarina continua a crescer, mantendo o estado como o maior produtor de cebola do Brasil.