O Boletim Dengue divulgado pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) nesta terça-feira (4/04/23), registra 99 novos focos Aedes aegypti e 33 casos confirmados da doença em Blumenau. Não há registro de óbito por Dengue no período, mas na última semana, foram contabilizadas duas internações, uma em UTI e outra em enfermaria. O total acumulado desde a primeira semana de 2023 é de 1.412 focos do mosquito e 72 casos confirmados.
Sinais e sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, articulações e fundo dos olhos, além de manchas pelo corpo, perda de apetite, náuseas e vômitos. O atendimento ambulatorial é oferecido pelos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) e unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), com horários e endereços disponíveis no site da Prefeitura.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é importante eliminar água parada, guardar garrafas com o gargalo virado para baixo, manter lixeiras tampadas, vedar depósitos d’água, evitar plantas que acumulam água e tratar a água da piscina com cloro, entre outras medidas.
Em Blumenau, o descarte de eletrodomésticos da linha branca pode ser feito na Central de Resíduos Sólidos do Samae, e a população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito através do Programa de Combate à Dengue, pelo OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770.
O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, enfatiza a importância do apoio da população no combate à dengue. Ele destaca que a reprodução do mosquito está atrelada ao calor e à umidade, por isso, é necessário trabalhar na conscientização dos moradores para reduzir os focos e conter o mosquito transmissor da dengue.
Confira os bairros com maior número de focos:
- Salto do Norte: 83
- Itoupava Norte: 78
- Velha Central: 76
- Água Verde: 73
- Itoupavazinha: 72
- Garcia: 69
- Velha: 67
- Fortaleza: 67
- Tribess: 62
- Badenfurt: 55
Atendimento ambulatorial
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros: Velha; Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população. O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas estão no site da Prefeitura.
A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.