Supermercados e estabelecimentos especializados em Santa Catarina prometem atender a todos os gostos e orçamentos nesta Páscoa. Segundo pesquisa da Fecomércio SC realizada em sete cidades do estado, a busca por chocolates diversos, como barras e caixas de bombons (56,7%), tem aumentado nos últimos anos, enquanto os tradicionais ovos de Páscoa perdem espaço nas prateleiras e sites (37,3%). Além disso, a demanda por produtos artesanais também cresce, representando 24,3% do mercado.
Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC, adianta que os empresários estão otimistas. “A Páscoa marca o início das comemorações do ano e impulsiona as vendas no comércio em geral. Embora o chocolate seja quase uma unanimidade (87,7%) na escolha dos presentes, brinquedos (6,0%) e roupas/calçados (3,9%) também fazem parte da lista de compras dos consumidores”, comenta.
A pesquisa revela que a maioria dos consumidores (67,1%) deve realizar suas compras próximas à data comemorativa, sendo 41,6% durante a semana que antecede, 21,4% na véspera e 4,1% no próprio Domingo de Páscoa. O estudo também mostra que o gasto médio com presentes será de R$ 169,81, uma redução de 2,6% em comparação com o ano anterior. A parcela dos entrevistados que planejam viajar no período é de 8,2%, um pouco abaixo do registrado em 2022 (9,2%).
A Pesquisa de Intenção de Compras para a Páscoa foi realizada com 2.100 pessoas entre 01 e 16 de março, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
As mulheres (57,5%) com idade entre 25 e 44 anos (49,6%) representam o maior público que irá às compras. Além disso, a maior parte dos entrevistados possui ensino médio completo (39,9%) e renda familiar de até três salários mínimos (47,2%). Como já seria de se esperar, a pesquisa aponta que a maioria dos consumidores pretende comprar presentes para familiares (70,7%), mas os amigos também estão na lista: 16,8%.
A opção de pagamento à vista em dinheiro está presente nas respostas de 39,5% dos entrevistados. Em seguida vem os cartões de débito (26,9%), crédito à vista (10,7%) e PIX (9,7%). Aqueles que optarem pelo parcelamento preferem usar o cartão de crédito (10,1%) com mais frequência do que o crediário (0,3%).
É perceptível que existe uma grande variedade de fatores que influenciam a escolha do estabelecimento e do produto, mas o que se destaca na Páscoa de 2023 são os atributos de preços (33,9%), qualidade (21,9%) e as promoções (17,1%), que juntas representam 72,9% das preferências.
A persistência dos preços elevados e a disseminação da inflação entre os mais diversos
produtos motiva os consumidores a buscar alternativas para mitigar esse impacto. Além
disso, o consumidor também está sinalizando que vai priorizar o atendimento (14,5%), um
aspecto que tradicionalmente não apresentava influência superior ao nível dos 10%.
Sobre a forma como os consumidores pretendem realizar a pesquisa de preço, a resposta predominante foi de ir às lojas (46,3%), uma queda de 7,9% em relação a 2022. Isso mostra outro dado relevante: 17,1% vão comparar os preços no meio virtual, um ligeiro crescimento de 0,6%.
Os outros dados podem ser acessados abaixo: