Amanhã, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate a Tuberculose. Nesta quinta-feira (23/03/23), a equipe do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) vai promover uma ação de conscientização sobre a doença nos terminais urbanos de Blumenau.
Com a temática “Sim! Podemos acabar com a tuberculose”, os profissionais irão compartilhar informações com os usuários sobre a doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões. A ação tem como objetivo reforçar a importância da conscientização sobre as consequências devastadoras da tuberculose.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo a cada ano, e a doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil, aproximadamente 70 mil casos novos são notificados anualmente, com cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Em Blumenau, 149 casos foram diagnosticados em 2022. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, é acompanhado pela equipe multidisciplinar do Cedap e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tuberculose é uma doença antiga que continua sendo um importante problema de saúde pública.
A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Eliminação da Hanseníase, Vanessa Jacques Delfes Varela, destaca a importância do acesso à informação sobre a patologia e do tratamento correto para a obtenção da cura.
A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Os principais sintomas são tosse seca ou produtiva por, no mínimo, três semanas, cansaço fácil, febre baixa, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento acentuado. O diagnóstico é feito por meio da coleta de escarro na unidade de saúde de referência, com resultado em dois dias. O tratamento pode ser iniciado imediatamente após o diagnóstico e cura a tuberculose.