Mostra “Tempo e deslocamento” reúne 11 fotografias e 71 desenhos de grafite

artistas-tempo-deslocamento-MAB
Foto: Sérgio Antonello / FCB

Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos usam fotos e desenhos em obrasque sugerem um pensamento crítico da relação do homem com a natureza.

O Museu de Arte de Blumenau inaugura quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h, a mostra “Tempo e deslocamento” da dupla de artistas paulistas Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos. A exposição reúne 11 fotografias e 71 desenhos de grafite sobre papel organizados na forma de seis trabalhos. A montagem na Sala Especial conta com a edição de um catálogo com imagens e texto de Bruno Mendonça, com tiragem de 1000 exemplares e distribuição em território nacional.

O MAB promove cinco temporadas anuais de exposições temporárias de artes visuais, articulando a produção regional e nacional através de mostras de arte contemporânea. A atual gestão tem como meta a socialização da arte em todos os seus níveis, educando o indivíduo e formando cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da cultura nesse processo.

A última temporada deste ano abre ao público em noite festiva nesta quinta-feira. Uma das mostras é “Tempo e deslocamento”, trabalho composto por fotografias e desenhos que criam espaços reais e fictícios permeados por um pensamento crítico em relação ao homem e seu convívio com a natureza. As fotografias são de caráter documental e os desenhos, apesar do seu realismo, propõem outros sentidos para o espaço retratado construindo ideologicamente o conceito dos trabalhos.

As seis obras que integram a exposição foram desenvolvidas durante uma residência artística na Irlanda em 2013 (Fire Station Artists’ Studios, Dublin) e teve sua inspiração neste cenário de natureza poderosa em contraste com o horizonte urbano das cidades de Dublin e Belfast, seus grandes portos e suas estruturas industriais. Apesar de criadas na Irlanda, essas obras juntas expõem um conjunto de ideias que transpassam a fronteira do território dado que suas narrativas abordam temas de relevância coletiva: a manipulação do mundo natural pelo homem, a maneira como ele o utiliza e ao mesmo tempo sua impotência em relação ao poder da natureza reforçando as hierarquias intercambiáveis homem–natureza, natureza–homem.

Disciplina múltipla

Fernanda Figueiredo (1978, Limeira) e Eduardo Mattos (1975, São Paulo) formam uma dupla colaborativa residente em São Paulo, cuja produção artística está enraizada na multidisciplinaridade. Os artistas, com backgrounds acadêmicos distintos, combinando seus conhecimentos e perspectivas artísticas produzem obras em mídias diversas, como fotografia, vídeo, desenho, pintura e instalação. Juntos produzem duas exposições individuais na Galeria Oeste em São Paulo em 2007 e 2008 e a individual ‘Gestern’ na galeria Amarelonegro Arte Contemporânea no Rio de Janeiro em outubro 2012.

Participaram também das exposições coletivas ‘64º Salão de Abril em Fortaleza’ em 2013, ‘Jogos de Guerra’ na Caixa Cultural Rio de Janeiro em 2011, ‘Novas Aquisições 2007-2010′ no MAM – Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, em 2010 e ’14º Salão da Bahia’ no MAM – Museu de Arte Moderna, Salvador, em 2008. Os artistas possuem obras na coleção permanente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Também realizaram exposições internacionais como PB Festival em Berlim, Alemanha e International Art on Paper em Gourin, França ambas em 2014, e ‘It’s not yesterday anymore, UFO presents’ e ‘Before Berlin’ no LoBe – London Berlin Art Kunst em Berlim, ambas em 2012. Neste mesmo ano, a dupla fez a residência artística Picture Berlin, na Alemanha e em 2013 foi beneficiada com um período de pesquisa na residência subsidiada Fire Station Artists Studio em Dublin, Irlanda com apoio do Ministério da Cultura do Brasil através do Programa de Difusão e Intercâmbio.

Título da exposição: “Tempo e deslocamento”

Artistas: Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos

Local: MAB – Museu de Arte de Blumenau – Sala Especial (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Abertura: quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h

Período expositivo: até 13 de fevereiro de 2015

Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Acessibilidade: áudio-guia e legendas Braille para deficientes visuais

Apoio: Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª Edição

Entrada franca

Sites: www.fcblu.com.br | http://museudeartedeblumenau.blogspot.com.br

Texto: Sérgio Antonello