Assinada a ordem de serviço para revitalização da Ponte dos Arcos em Blumenau

O prazo para terminar a obra é de seis meses. Saiba o que será feito e o valor investido.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Um dos mais icônicos cartões-postais de Blumenau receberá serviço de limpeza, pintura, substituição de mobiliário urbano e de guarda corpo, além de paisagismo.  Estamos falando da histórica Ponte dos Arcos, inaugurada em 1951, trecho de uma importante rota ferroviária que cortava o Vale do Itajaí.

Hoje a estrutura é mais conhecida pela ligação que faz entre  os bairros Ponta Aguda e Vorstadt. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (3/03/23), no pátio da empresa Tex Cotton, que arrematou em leilão a área que pertencia à Sulfabril.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Uma das principais ações com a revitalização será a criação de um espaço de convivência no vão central da ponte, possibilitando que blumenauenses e turistas possam apreciar a vista do Rio Itajaí-Açu. “Este será mais um atrativo turístico para nossa cidade. Um ambiente seguro, iluminado e convidativo, para que todos possam apreciar o rio e o local que abrigou uma importante rota ferroviária. Ambiente propício para um registro fotográfico de Blumenau”, destaco o prefeito Mário Hildebrandt durante a cerimônia.

Foto (arquivo): Soni Robinson Witte [OBlumenauense]
A revitalização da Ponte dos Arcos faz parte de um projeto maior no entorno da Rua Itajaí, que incluiu a nova Central de Atendimento ao Turista (CAT), a Cachoeira de Concreto, a locomotiva (na Tex Cotton) por meio de parceria com a iniciativa privada, além do Museu dos Clubes de Caça e Tiro que está em fase de construção. Além disso, também há o Museu Fritz Müller, a Casa do Turista, além de outras ações que transformam esta porta de entrada da cidade, um grande complexo turístico.

O investimento é de R$ 820.944,96, com recursos próprios é prazo de execução de seis meses a contar do recebimento da Ordem de Serviço. A responsável pelos trabalhos será a empresa Exata Construtora e Pavimentadora.

Ponte dos Arcos

A Ponte Eng. Antonio Vitorino Ávila Filho, popularmente conhecida desde os tempos do trem até hoje como a Ponte dos Arcos, constitui uma importante ligação de Blumenau, entre as ruas Itajaí e República Argentina.

A estrutura foi inaugurada em 1951, porém aberta apenas em 1954, quando o Presidente da República João Café Filho, junto da comitiva realizaram uma histórica viagem de trem em direção à estação terminal em Itajaí, inaugurando assim este importante tronco ferroviário entre as duas cidades.

A ponte possui 160 metros de comprimento, com três arcos atarantados de 41,65 metros cada um e leva o nome em homenagem ao engenheiro Antonio Vitorino Ávila Filho que muito batalhou para a realização da construção.

Imagem: divulgação

Tudo de Cor

A pintura da Ponte dos Arcos vai contar com a parceria do Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil, inclusive em Blumenau, na Cachoeira de Concreto. Todo material de tinta utilizado nos trabalhos na Ponte será cedido por meio da parceria.

O Tudo de Cor é um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração.

O Movimento Tudo de Cor, já produziu parcerias em outras cidades pelo Brasil, como por exemplo, o Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do país, que foi transformado em um ambiente ainda mais especial e colorido.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]