Multinacional brasileira sediada em Timbó (SC) chega aos 50 anos

No momento, a empresa vive uma transformação cultural e tecnológica, conectada à reinvenção do setor industrial.

Foto: divulgação

Em 2023, a Rudolph, que deu origem ao time Christal, completa 50 anos. A empresa é provedora de soluções para sistemas mecânicos, com forte presença no setor automotivo (linhas leve, pesada e agrícola), atendendo clientes do porte da Bosch, Scania e John Deere.

A origem do nome do grupo, Christal, homenageia os fundadores Christa e Alfred Rudolph que emigraram da Alemanha em 1953 e fixaram residência em Timbó (SC), no Médio Vale do Itajaí. Em 1973, reunindo a energia empreendedora dela e a especializada mecânica de precisão dele, iniciaram o primeiro negócio, fabricando peças torneadas e sob encomenda, nacionalizando componentes para empresas como a Nidec Global Appliance (antiga Embraco de Joinville) e a Siemens Equitel (Curitiba).

Anos depois, tendo o filho mais velho, Wolfgang, como terceiro sócio, constituíram a empresa que hoje reúne mais de 500 colaboradores em duas plantas: Timbó e Spišská Nová Ves, na Eslováquia.

A unidade europeia opera desde 2005 como fabricante, e agora também como centro de distribuição para clientes europeus, de peças exportadas do Brasil. Essa estrutura possibilita atender as necessidades de clientes com presença global, realizando a gestão da cadeia e somando à excelência em usinagem o desenvolvimento de projetos, fornecedores e gestão logística.

Foto: divulgação

Um palco para o desenvolvimento de pessoas e negócios

Em 2022, visando estimular a cooperação entre as unidades, integrando modelos de gestão e melhores práticas, a Rudolph Investimentos e Participações anunciou ao mercado o reposicionamento de suas marcas, sob a regência da holding batizada de CHRISTAL.

A holding integra quatro unidades de negócio e congrega 700 pessoas, no Brasil e na Eslováquia: Rudolph (excelência em soluções para sistemas mecânicos), USITIM (componentes metálicos seriados de precisão), Rufix (sistemas de fixação para a indústria) e a mais nova, RUP!, voltada ao desenvolvimento de inteligência e inovação para a transformação tecnológica e cultural da indústria, provendo soluções e fomentando parcerias.

“Nos apresentamos para os próximos 50 como um palco, que reúne cada um dos nossos colaboradores e outros atores, acionistas, clientes, fornecedores e tantos parceiros, para assumirmos juntos o protagonismo na construção de pontes para o futuro da indústria”, conta Alex Marson, CEO da Christal.

Olhando para o futuro com a certeza de ser apenas o começo

O cinquentenário reflete um momento muito produtivo, de agilidade e transformação, com a digitalização dos processos industriais e projetos paralelos que potencializam sua inserção na Indústria 4.0.

Esse movimento conta com parceiros externos, no financiamento e na execução, como o Programa Finep 2030 Empresarial, para uma virada de chave na operação da fábrica, trazendo tecnologia de ponta para comandar o processamento de dados gerados por mais de 120 máquinas.

A Fundação CERTI contribui com a incorporação de um algoritmo de inteligência artificial, que aprimora a gestão de estoques e o planejamento das rotinas produtivas, assegurando o pleno atendimento das entregas e agilizando a resposta a gargalos e desvios.

“Todos já percebem ganhos como confiabilidade dos dados, agilidade no apontamento e registros de processo. O contato com essa tecnologia gera percepção de valor nos colaboradores, ampliando o sentimento de responsabilidade e a colaboração na velocidade de implementação das ações”, observa o diretor de operações, Zico Rezini.

O projeto é apoiado pela rup!, que chega para acelerar essa transformação na direção da reindustrialização sustentável. “Abraçamos com ela a intenção de causar um impacto socioambiental positivo, solucionando problemas complexos das cadeias industriais a partir da evolução tecnológica e do desenvolvimento humano”, afirma Marson.

A missão da rup! começou dentro de casa, apoiando a integração e a transformação das empresas do grupo e se expande com o desenvolvimento de um primeiro novo negócio: a MOVAI. Marca que nasce da intenção de unir as competências industriais à tecnologia de produtos aportados por parceiros e será lançada em breve.

Foto: divulgação