Alto nível de turbidez do rio Itajaí-Açu afeta o abastecimento de água em Blumenau

Os temporais de sexta-feira (3/02) aumentaram consideravelmente a sujeira que vem durante a captação do SAMAE.

Foto: SAMAE de Blumenau

Temporais no Alto Vale do Itajaí na madrugada de sexta-feira (3/02/23) aumentaram a turbidez no Rio Itajaí-açu afetando Indaial, Ascurra, Ituporanga e Blumenau. O SAMAE informou que o nível de turbidez chegou a 2.209 NTU às 6h52 deste sábado (4) e que a ETA II (Estação de Tratamento de Água) está trabalhando com 70% de sua capacidade.

Para você ter uma ideia, quando essa turbidez baixou, no dia 25 de janeiro, estava com 198 NTU. É muita diferença. Por volta das 4h30 de hoje (4), os técnicos precisaram lavar um dos decantadores por causa do acúmulo de sujeira captada do rio. Com isso, haverá intermitência no abastecimento de água em algumas regiões, inclusive porque aumenta o consumo durante o dia em função do calor.

O SAMAE reforçou a orientação para que a população evite o desperdício, utilizando o armazenamento em suas caixas d’água nas atividades essenciais. Isso se tiver, porque há muita reclamação que nem em tempos normais do verão a água do SAMAE chega com regularidade para as residências. Evita lavar calçadas, carro, encher a piscina (nem que seja de plástico), entre outras situações que podem ser deixadas para outro momento.

Mas afinal, o que é turbidez?

Turbidez é a condição da água com quantidade excessiva de partículas em suspensas na água como a argila, sílica, coloides, algas, lodo, restos de folha, microorganismos e outros elementos não solúveis. As causas da turbidez são várias: o excesso de chuvas, crises hídricas, problemas de erosão no solo, atividade mineradora, práticas agrícolas, entre outras.

Contatos

  • Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).
  • Ouvidoria: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (mensagens) funciona das 8h às 22h.