Na última sexta-feira (27/01/23), a Polícia Militar desencadeou operação simultânea em vários pontos de Blumenau. Foram realizadas barreiras policiais e ações ostensivas em locais estratégicos, com o objetivo de evitar crimes graves, desabastecer o tráfico de drogas, localizar e prender indivíduos com mandado de prisão em aberto, além de recuperar veículos com registro de furto/roubo.
Houve prisões, apreensões de arma e drogas, além da recuperação de um carro. Segundo a PM, o resultado poderia ter eido muito melhor se as pessoas não informassem nos grupos de redes sociais sobre a realização dessas blitzes e onde acontecem.
A ação policial tem como objetivo proteger a ordem pública e a vida sem distinção. E se as fiscalizações de trânsito existem, também querem dar mais segurança e evitar acidentes. A grande preocupação é de como esses grupos ajudam os criminosos a escapar, já que são planejadas e executadas com a intenção de encontrá-los.
Desta forma, o 10º Batalhão de Polícia Militar decidiu que fará um Relatório Técnico Operacional dos inúmeros grupos de blitz e das pessoas que repassam as informações. Tudo isso será encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina para as providências que julgar cabíveis.
A PM de Blumenau lembra que em vez de utilizar as redes sociais para escapar das blitz e colaborar com o crime, melhor é estar com a documentação em dia, não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir e cumprir com as normas de segurança.