Nesta semana foi iniciada a instalação de uma estrutura semafórica em frente ao Hospital Santo Antônio, na Rua Itajaí, em Blumenau. A ação foi definida pelas secretarias de Trânsito e Transportes (SMTT) e Planejamento Urbano (Seplan). Atualmente o local conta apenas com uma travessia com faixa elevada.
O objetivo da mudança, que também engloba outras ações, é aumentar a segurança para os pedestres que circulam na região que tem alta demanda por conta dos serviços hospitalares disponíveis no local.
“Hoje, somente em relação à demanda hospitalar local, a Rua Itajaí conta com a circulação média de mais de 2.500 pessoas/dia, acrescido a circulação de acompanhantes, ambulâncias e outros veículos que acessam o hospital, serviços e estacionamentos próximos. Pensando no conforto e segurança viária para pedestres e veículos, e uma melhor mobilidade urbana, projetamos uma série de melhorias para a região”,explica o secretário da Seplan, Éder Boron.
As mudanças, que ocorrem especialmente em frente ao Hospital Santo Antônio, também são motivadas pelas futuras obras que acontecerão na unidade, para a revitalização de seus espaços. Inclusive, em reunião com a diretoria da instituição, a prefeitura recebeu um pedido para que as alterações viárias fossem feitas, já projetando as mudanças que irão impactar no deslocamento externo dos pedestres.
Entre essas mudanças estão, por exemplo, novos locais para a recepção de pacientes, entrada exclusiva para o futuro centro de obstetrícia, alteração na entrada e saída de ambulâncias e remoção de poste de energia elétrica. Foi pensando nisso que as mudanças foram norteadas para garantir a segurança da população que transita pela região e a reorganização do trânsito local.
Projeto
Atualmente os acessos à estrutura hospitalar, em sua grande maioria, estão centralizados próximo ao pronto socorro da unidade do Hospital Santo Antônio. Com as mudanças previstas no plano diretor da instituição, em breve o local terá acessos distintos, exclusivos para diferentes tipos de atendimento aos pacientes.
Sendo assim, a faixa elevada implantada em frente ao pronto socorro do hospital será retirada da Rua Itajaí. Os serviços de remoção e pavimentação serão feitos após a completa instalação do sistema semafórico com botoeiras de travessia e faixa de pedestres, que está em andamento. O novo local de travessia será implantado logo abaixo da passarela do hospital, aproveitando a cobertura que facilitará a travessia de pacientes em dias de chuva ou mesmo de sol forte.
Além disso, o ponto de ônibus localizado em frente à unidade será realocado com poucos metros de diferença do local atual para possibilitar outra importante mudança para a população: o acréscimo de oito novas vagas em recuo para o embarque e desembarque de passageiros. As novas vagas fazem com que o ponto de táxis do local também seja realocado, permanecendo ainda em frente à unidade hospitalar.
“Além do aumento iminente da segurança, essas alterações visam proporcionar mais fluxo aos veículos e maior organização em relação ao trânsito. Afinal, de forma mais eficiente, vamos automatizar o processo de travessia. Em resumo, o nosso projeto traz aumento na segurança e descentralização dos acessos ao hospital, buscando melhorar o acesso e a segurança da população aos serviços de saúde” finaliza o secretário da SMTT, Alexandro Fernandes.
Os serviços no local serão executados ao longo dos próximos meses, dependendo das condições climáticas apresentadas no município, e a SMTT ressalta que os motoristas e pedestres que passarem na localidade precisam ter atenção redobrada por conta dos trabalhos.
Com informações de Eduarda Loregian, da SECOM/BNU.