Praça do Empreendedor de Blumenau ficou em primeiro lugar no estado em 2022

Foram mais de 21 mil atendimentos para apoiar os empreendedores da cidade. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Atendimento de Soluções (SAS) do Sebrae.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Considerada um case de sucesso com mais de sete anos de funcionamento em Blumenau, a Praça do Empreendedor ocupa a primeira colocação no ranking de atendimentos prestados em 2022 no Estado junto aos empreendedores.

Os dados foram divulgados pelo Sistema de Atendimento de Soluções (SAS) do Sebrae, que lista todos os meses os municípios com melhor desempenho em Santa Catarina no atendimento de soluções e solicitações de empreendedores com interesse em iniciar seus próprios negócios.

Com 21.906 empreendedores atendidos em 2022, Blumenau fica à frente de outros municípios vizinhos, como Rio do Sul, com 15.012 atendimentos, seguido por Indaial e Tubarão, com 14.156 e 13.650 atendimentos prestados, respectivamente. Além disso, O SAS também apresentou os atendimentos efetivados pela praça em dezembro de 2022, que ficou na casa dos 900 empreendedores beneficiados.

Para o responsável pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), que coordena a Praça do Empreendedor, Felipe Rodrigues, o resultado no número de atendimentos traduz os esforços de promover o setor econômico da cidade com o apoio aos empreendedores, colocando o município como referência em empreendedorismo e inovação, tanto no Estado quanto no país.

“Nossa gestão sempre esteve voltada para atender e facilitar a vida de quem quer empreender em Blumenau. Esse resultado é a soma de esforços que faz da nossa cidade uma das mais desenvolvidas do país e nós, enquanto poder público, temos que facilitar e apoiar quem gera emprego”, disse a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar.

SAS

O SAS do Sebrae é um sistema de registro de atendimentos por meio de parcerias com prefeituras municipais para ajudar a compor estratégias que possam melhorar os atendimentos, bem como o fluxo dos procedimentos voltados aos empreendedores.

Com o SAS, o Sebrae identifica uma série de fatores para compor relatórios que são divulgados aos gestores municipais, com dados que vão desde o perfil ou público mais atendido nos locais destinados ao apoio aos empreendedores, bem como também saber quais os atendimentos mais recorrentes.

Além disso, o SAS permite analisar quais segmentos mais procurados nos municípios (indústria, comércio) incluindo saber a faixa etária dos empreendedores e o gênero dos interessados.

Com informações de Joni César, da SECOM/BNU.