Vídeo: veja o momento em que uma corujinha-do-mato é solta no Centro de Blumenau

O fato aconteceu nesta quarta-feira (25/01) durante a capacitação "Encontro com a Floresta" voltada a servidores da prefeitura.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou a soltura de uma corujinha-do-mato (Megascops choliba) no Parque São Francisco de Assis, no Centro de Blumenau. A ação aconteceu nesta quarta-feira (25/01/23) durante a capacitação “Encontro com a Floresta” com servidores da prefeitura, sendo realizada em parceria com a Sedead.

O objetivo é permitir aos participantes vivenciar a experiência de ver um animal silvestre retornando à natureza. Antes de ser solto, o animal recebeu cuidados do Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau (Saasblu).

A iniciativa é uma parceria entre a Semmas, Furb e IMA, para disponibilizar serviço clínico e cirúrgico a animais silvestres feridos. A proposta é minimizar o tempo de espera dos animais por um socorro, além de reduzir os custos com deslocamentos.

 

Foto: Rio Dante

A corujinha-do-mato (Megascops choliba) é um animal noturno e caçador que pode medir 17 a 30 cm de altura aproximadamente. Se alimentam de grandes artrópodes como aranhas e outros insetos, além de vertebrados como camundongos, morcegos e rãs.

Vivem em buracos em árvores, em construções abandonadas ou em pilares ocos das casas, sendo muito comum a presença em áreas urbanas. Botam ovos entre os meses de janeiro a julho e sua distribuição ocorre em vários países da América Central, alguns países da América do Sul, tendo presença em todos os estados do Brasil com maior frequência na Mata Atlântica.

Fonte: Prefeitura de Blumenau