Quem passar pela Rua João José Ferreira, n° 55, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau, certamente vai reparar na imagem do Rei Pelé pintado na parede de uma casa. O trabalho começou na sexta-feira (20/01/23) quando o artista que assina “Zck” usou um projetor para fazer o desenho na parede. No sábado (21), ele e um amigo (irmão do proprietário), usaram rolo, pincel e tinta acrílica para fazer o fundo.
A partir daí, começou a magia com o spray, quando sombras, luzes e cores “deram vida” ao rei do futebol. O resultado já podia ser conferido pelos moradores da região na tarde de domingo (22).
Os traços são do designer de produtos Adriel “Zack” Giovanella de Souza, de 26 anos, natural de Taió (SC), mas que morou um certo tempo em Blumenau. Foi em 2013, depois de entrar no curso de Engenharia Elétrica, quando também começou a fazer seus primeiros desenhos, a princípio para descontrair.
Quatro anos depois, ele decidiu abandonar o curso e fazer design na UFSC, em Florianópolis onde se formou e atuou profissionalmente na área. Mas a demanda por pinturas em muros, quadros, painéis e as personalizações, fizeram com que ele tomasse outra grande decisão na vida. Em 2022, o coração insistiu e ele começou a focar somente na carreira artística.
O jovem Zack conheceu Pelé pelo pai e avô, mas se encantou depois de assistir partidas em vídeos publicados na internet. “É o rosto mais conhecido do futebol. Todo mundo sabe quem ele é. Colocou o Brasil no radar do esporte que virou referência mundial. É muito legal ver um cara negro e de origem humilde, alcançar tudo que conseguiu”.
Hoje a arte é sua principal fonte de renda, dando preferência a murais e paredes. Ele gosta de dar o seu toque pessoal, usando fotos de rostos, misturando realismo com arte contemporânea. “Ainda estou naquela fase de experimentação buscando um estilo próprio”, afirma o artista que pinta espaços comerciais também.
Zack estima que já tem aproximadamente 50 trabalhos na rua e disse que já chegou a produzir três pinturas por semana. Mas também há períodos de vacas magras, quando ficou um mês sem pintar. Sua proposta é espalhar arte, alcançar cada vez mais lugares, bairros, ressignificando espaços.
“A arte tem o poder de transformar um lugar que antes era comum em um lugar especial que desperte algum sentimento diferente. Foi o caso do Pelé, não é um trabalho comercial, é uma homenagem com um significado bem especial para mim”, destacou. Ao observar as casas da rua ele teve a ideia de pintar outras paredes homenageando grandes jogadores como Garrincha.
É uma ótima proposta que poderia criar uma atração turística no bairro. Se os moradores toparem e surgir um patrocinador, Zack pode colocar o sonho em prática.”Meu foco no trabalho na rua não é financeiro e sim viabilizar o projeto. Aproveito para agradecer ao Carlinhos e o Felipe que me ajudaram com a tinta, o material e o espaço”.
Para acompanhar os trabalhos de Zck acesse o Instagram @artedozack