Na manhã desta quarta-feira (18/01/23), o Corpo de Bombeiros Voluntários da União (Ascurra, Apiúna e Rodeio) divulgou um relatório sobre o atendimento da corporação nas cidades atingidas pelas fortes chuvas: Ascurra e Rodeio.
A central recebeu cerca de 200 chamadas para resgatar pessoas isoladas, outras levadas pelas águas, além de ocorrências de soterramentos, deslizamentos, traumas, afogamentos, entre outros. Devido à complexidade da situação causada pela enxurrada, foi implantado o sistema de comando de incidentes juntamente com as Defesas Civis dos dois municípios.
Na área central de Rodeio, que ficou isolada por causa da inundação, quatro pessoas que estavam em árvores cercadas pela água foram resgatadas. Os Bombeiros Voluntários de Ibirama realizaram resgates aquáticos e buscas na localidade Nova Brasília, onde um homem estava desaparecido.
A Unidade Arcanjo dos Bombeiros Voluntários de Indaial trabalha no bairro Diamantina, onde há pessoas feridas e um outro homem desaparecido. O SAMU auxiliou no atendimento de vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau e Timbó também foram à Rodeio ajudar. Moradores dos bairros Rodeio 12 e 32 em situação de risco foram retirados. As equipes também trabalham nas buscas em uma residência soterrada no bairro Pico.
A secretaria de obras de Rodeio está desobstruindo as ruas para retirar pessoas de áreas isoladas. Até o momento foram relatados o desaparecimento de três homens e duas crianças, mas ainda havia diversas localidades isoladas e sem comunicação.
A falta de energia elétrica, bem como algumas falhas na rede de telefonia dificultaram o contato e alguns acionamentos. O número de chamadas foi tão grande, que em determinado momento chegou a 200 simultâneas.
Confira o relato de Jaime Moser, Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários da União (Ascurra, Apiúna e Rodeio), responsável pelo atendimento da região.