Ascurra (SC) decreta situação de emergência por causa das chuvas

Em aproximadamente duas horas, a Defesa Civil do município registrou 200 mm. Segundo a prefeitura, 30% das residências registraram alagamentos.

BR-470 chegou a acumular 40 cm de água na pista em Ascurra (SC) | Foto: Altemir de Quadros Paz | Portal Aquidabã Notícias

Segundo a Prefeitura de Ascurra (SC), foram registrados 200 mm de chuva em apenas duas horas nesta terça-feira (17/01/23), causando alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil está trabalhando para ajudar as famílias atingidas e contabilizar os estragos.

Cerca de 60% da área urbana foi atingida e 30% das residências registraram alagamentos. Um dos deslizamentos deixou uma casa parcialmente destruída. Na BR-470, na altura do bairro Estação, próximo da sede do Corpo de Bombeiros Voluntários da União (Ascurra, Apiúna e Rodeio), a água na pista chegou a 40 cm.

O município está organizando todas as informações exigidas pela Defesa Civil de Santa Catarina para receber atendimento imediato. Foi decretada Situação de Emergência e a prefeitura articula a liberação do FGTS para os atingidos.

Também será aberta uma Central de Doações para receber móveis, produtos de limpeza, alimentação e roupas. Para ter acesso aos donativos, as famílias atingidas pelas chuvas devem fazer o cadastramento junto à assistência social. Por enquanto só foi registrada uma família desalojada.

Uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha para garantir a passagem em locais isolados e desobstruir as bocas de lobo. A prefeitura espera contar com apoio de outras para fazer frentes de limpeza das ruas.

A população que reside em áreas de risco, como próximo a encostas, deve monitorar a situação do local. A orientação é acionar a Defesa Civil municipal em caso de perigo ou emergência.

Estão sendo aceitas doações de:

  • Alimentos não-perecíveis;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Colchões;
  • Roupas de cama e banho;
  • Móveis e eletrodomésticos.

Os produtos podem ser encaminhados à Sociedade 7 de Setembro, localizada na Rua Ângelo Depiné, nº 286, no Centro de Ascurra. Nas outras cidades do Vale não atingidas da mesma forma pelas chuvas, é necessário entrar em contato com as prefeituras para saber se há campanha de arrecadação.

CONTATOS
– Defesa Civil de Ascurra – (47) 98414-3396.
– Bombeiros Voluntários da União – 193.
– Prefeitura de Ascurra – (47) 3383-0222

 

Foto: Lucas Frare
Foto: Lucas Frare
Foto: Lucas Frare
Foto: Lucas Frare