Decreto estabelece multa e até corta o abastecimento para quem desperdiçar água em Blumenau

O motivo é a alta turbidez em função das chuvas fortes que levam detritos ao rio Itajaí-Açu.

Na manhã desta segunda-feira (16/01/23), foi anunciado a decretação do estado de alerta devido ao comprometimento de abastecimento de água causado pela alta turbidez no Rio Itajaí-Açu. O SAMAE será responsável por fiscalizar a utilização do líquido precioso em toda a cidade para evitar o desperdício de forma contínua na rede, em situações como lavar calçadas e veículos com mangueiras nas residências, além de molhar ruas, entre outras.

O fiscal, ao constatar o desperdício ou uso excessivo de água da rede, irá primeiro orientar verbalmente o morador para evitar que a prática se repita. Será emitida uma notificação por escrito com dia e horário da ocorrência e entregue uma segunda via. Se for constatado um novo desperdício, será emitido um termo de ocorrência de irregularidade. Na terceira reincidência, será cortado o abastecimento de água por 72 horas (3 dias) e depois cobrado o serviço de religação.

A infração será considerada gravíssima, conforme o artigo 126, com multa de 25 vezes o valor da tarifa mínima de água de acordo com cada categoria de consumo. Se mesmo assim houver reincidência, o corte será feito por períodos duplos de tempo, ou seja, por seis dias, além do valor duplicado da multa.

Após isso, o SAMAE e os moradores devem entrar em acordo para solucionar o problema. O decreto publicado é baseado em documentação que inclui informações sobre os índices de turbidez da água, vazão captada, volume armazenado nos reservatórios de acumulação de água, e dados gerais do consumo distribuída pelo município. O decreto entre em vigor assim que for publicado.

A última análise dos níveis de turbidez na água do Rio Itajaí-açu foi às 6h30 e apontou 309 NTU (Unidade de Turbidez Nefelométrica). Com isso, a ETA II voltou a operar com 100% de sua capacidade de tratamento, mas a ETA I permanece com 50%.

Mas os níveis de turbidez ainda devem oscilar por causa das chuvas ocorridas na última noite em Rio do Sul, Ibirama, Indaial e Ascurra. Os técnicos do Samae continuam monitorando a situação. Algumas regiões de Blumenau apresentam intermitência no abastecimento de água, por isso, a autarquia já tinha orientado à população para evitar o desperdício.