As expectativas para a temporada 2023 no Litoral Catarinense são bastante positivas, conforme dados da Fecomércio SC. O fluxo de turistas deve ser intenso no período entre réveillon e início de fevereiro, com outro pico no feriado do carnaval. Nos últimos anos, (incluindo o período pré-pandemia) vem ocorrendo um alongamento da temporada até março, porém com diluição do fluxo de turistas.
O período de férias escolares foi compactado e a maior parte das escolas retoma as atividades em fevereiro. Como o perfil do turista é predominantemente formado por grupos familiares, o período da alta temporada tende a ser mais agitado. Outro fato que impacta na movimentação do litoral é a participação dos próprios catarinenses em período de férias ou na folga. O alongamento da temporada também tem a ver com a profissionalização do trade turístico, que tem buscado novos mercados e está investindo para mitigar a sazonalidade e otimizar os recursos.
Investimento reforça temporada
Os diversos investimentos realizados nos últimos anos – alargamento das praias, obras de infraestrutura para melhorar a balneabilidade e os acessos viários – também tendem a atrair mais turistas, assim como os investimentos privados em equipamentos turísticos, com mais opções de lazer e entretenimento.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis, por exemplo, vai operar com 26 rotas diretas, que incluem opções nacionais e internacionais e destinos nunca operados. Entre as 26 rotas, há 15 novos voos, conectando SC com destinos brasileiros e também com os países do Mercosul. Além das novas rotas, o aeroporto também vai ampliar sua malha em mercados já existentes, aumentando a frequência dos voos.
Perfil do turista na temporada de verão em Santa Catarina
Férias em família
- O grupo de viagem mais representativo são as famílias. Pelo menos 60% dos turistas se encaixam neste perfil. Casais sem filhos respondem pela fatia de 20%.
Viagem de carro
- O principal meio de transporte permanece sendo o veículo próprio (72%). A concentração de turistas residentes nos arredores, seja dos estados e países vizinhos, ou do próprio estado, justifica esta escolha.
Mais gastos
- Os maiores gastos são hospedagem e alimentos e bebidas. Observa-se uma tendência de crescimento dos gastos: na temporada de 2022 o aumento superou 10%.
Poder aquisitivo mais alto
- Em 2022 cresceu o percentual de turistas com maior poder aquisitivo. Na média histórica, a parcela com R$8.813 era renda acima de de 28% e na temporada passada foi para 32%.
Planos de viagem
- 24,4% dos entrevistados em SC têm intenção de realizar alguma viagem. Entre os que pretendem aproveitar OS dois feriados, 7,6% viajará no ano novo e 5,5% no Natal.
Turismo regional
- Mais da metade (58,8%) deve viajar pelo próprio estado, dinamizando a economia local. O percentual é menor do que 2022 (62,4%), mas continua sendo superior a soma dos outros destinos.
Destino: Litoral
- Pelo menos 45,2% dos entrevistados pretendem se deslocar para o Litoral.
Fonte: FECOMÉRCIO/SC