Relatório da PM aponta queda de 4% nos roubos e apreensão de 490 Kg de drogas em Blumenau

As informações foram divulgadas no relatório de Produtividade 2022 na tarde desta quarta-feira (4/01).

Foto: Giovanni Silva

Nesta quarta-feira (4/01/23), o 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou o balanço sobre as ações e resultados das operações policiais em 2022. Os números representam os atendimentos da corporação em relação à segurança pública em Blumenau.

Em relação ao ano anterior, houve aumento significativo de policiamento preventivo nos terminais urbanos, comércios, escolas e residências. O resultado apareceu na queda de 13% no número de ocorrências geradas.

Ao todo foram atendidas 28.223 ocorrências, que geraram a lavratura de 6.716 procedimentos policiais. Nos crimes graves como roubo, houve diminuição de quase 5% em comparação ao ano de 2021 e de 13% em comparação a 2020.

O combate ao narcotráfico em 10% em prisões e apreensões a mais nas ocorrências dos crimes previstos na lei de drogas. Da mesma forma, houve aumento substancial no cumprindo de mandados de prisão em aberto, sendo 41% a mais em comparação ao ano anterior, fazendo valer decisões judiciais, onde os conduzidos permaneciam em liberdade e, não raras vezes, praticando crimes e causando desordem social.

No mesmo período, foram presas ou detidas 2.197 pessoas, recolhidas 47 armas de fogo e apreendidas mais de 490 quilos de drogas. Já o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher do 10ºBPM, acompanhou mais de 831 medidas protetivas expedidas a mulheres vítimas de violência familiar e doméstica.

Segundo o comandante do batalhão, Tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, “o balanço positivo demonstra o comprometimento que a Polícia Militar e o 10ºBPM tem com a população blumenauense, desenvolvendo e aprimorando diversos tipos de policiamento que contribuem para a redução e prevenção de crimes e contravenções, seja de forma preventiva ou reativa, sempre almejando aumentar a sensação de segurança da comunidade”.