O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na tarde desta terça-feira (3/01/23) para atender uma vítima de afogamento na Praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC). Ele e outro homem foram salvos por guarda-vidas depois de serem arrastados mar adentro.
Um deles, ao ser retirado da água, perdeu a consciência e estava com grau de afogamento 4, apresentando coloração de pele roxa e pouca ou quase nenhuma espuma na boca. Foram iniciados os procedimentos pré-hospitalares, como deixar a vítima de lado e realizar a oxigenação até a chegada dos bombeiros.
Ao perceber que o jovem não respondia ao estímulo doloroso de avaliação de consciência e nem apresentava pulso radial (apenas carotídeo) foi colocado o ambú (bolsa-válvula-máscara) para fornecer (ventilação artificial) oxigênio a 15 l/min.
Após 2 ciclos ventilatórios, a vítima começou a voltar a consciência e abrir os olhos, retornando o pulso radial. Foi providenciada uma manta térmica para manter a temperatura e aquecer o seu corpo.
Depois do 3° ciclo, a vítima começou a responder verbalmente e a respirar com dificuldade.
Optou-se por realizar mais 2 ciclos até a ambulância chegar ao local, quando foi encaminhada para atendimento hospitalar. Segundo informações levantadas no local, o homem tem 29 anos e é natural de Guarapuava, no Paraná.