Ana Moser é escolhida para ser Ministra do Esporte no governo Lula

Ex-jogadora de vôlei nascida em Blumenau foi bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Arte/Montagem: Claus Jensen [OBlumenauense]

Uma blumenauense foi escolhida para assumir o Ministério do Esporte em 2023, que na atual gestão virou uma secretaria especial. A ex-jogadora de vôlei Ana Moser vai compor o governo Lula que começa em janeiro.

Na seleção brasileira feminina, sempre foi um destaque e o auge da carreira foi em 1996 quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta. A ex-atleta também tem um belo trabalho em práticas esportivas em comunidades carentes pelo Brasil através do Instituto Esporte e Educação (IEE), do qual é fundadora.

Desde 2001, o IEE desenvolve um trabalho de esporte educacional junto a comunidades carentes e escolas públicas de regiões periféricas do Brasil. Essa atuação já beneficiou mais de 6 milhões de crianças e jovens. Inúmeros alunos cresceram, viraram monitores e depois professores nas comunidades em que vivem, num círculo virtuoso.

Moser já fez parte do Conselho Nacional do Esporte, vinculado ao Ministério do Esporte. Ao lado da ex-jogadora de vôlei Leila, ela conduz a ONG Atletas pelo Brasil, que luta por melhorias no esporte. Certamente há muito trabalho pela frente, como sempre terá em um país gigantesco como o nosso em que as necessidades e demandas também se renovam a cada geração.