A Cervejaria Das Bier, de Gaspar, chega aos 16 anos como uma das primeiras a apostar na cerveja artesanal. Atualmente, com 10 rótulos, sendo dois não alcoólicos, a cervejaria reforça a recente tendência da busca do consumidor por essas bebidas.
“A nossa expectativa para 2023 é dobrar a produção das sem álcool e incrementar as nossas vendas nos nossos espaços e parceiros”, conta a diretora da Das Bier, Larissa Schmitt.
Há dois anos, a empresa apostou no segmento das “sem álcool”, buscando uma diferenciação em relação às cervejarias que já atuavam nesse segmento. O resultado do trabalho refletiu em dois produtos premiados.
A Kaffee Bier conquistou o ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja (Blumenau) desse ano, e a Australian Pale Ale, foi medalha de prata no Brasil Beer Cup 2022 (Florianópolis), o que motivou ainda mais a equipe da cervejaria a colocar em prática o planejamento de ampliação das opções não alcoólicas.
Em comemoração ao mês aniversário, será lançada a versão sem álcool da Catharina Sour, que leva na composição morango e maracujá e é reconhecida por ser refrescante, ideal para o Verão.
Produzida de forma colaborativa com a cervejaria Belgard, o novo rótulo terá produção inicial de 300 litros, mas com previsão de permanecer em linha. “Embora seja uma bebida comemorativa, é um estilo que tem muita procura do público, com um sabor marcante e, por isso, acreditamos que passará a fazer parte da nossa linha de produtos”, afirma Larissa.
Embora recente, a busca dos consumidores por tipos não alcoólicos tem crescido. A diretora conta que os motivos são variados e abrangem casos como a opção para o motorista da rodada, pessoas que estejam tomando algum medicamento, mas não querem abrir mão de degustar uma cervejinha, entre outros.
No entanto, uma coisa todos os consumidores têm em comum: buscam rótulos que vão além do tradicional Pilsen existente no mercado. “Eles querem bebidas saborosas, degustar seu estilo favorito e é para agradar esse consumidor que baseamos as nossas produções sem álcool”, explica.
“O nosso grande diferencial está na fabricação. Usamos uma levedura que não possibilita chegar ao processo de produção do álcool. E, como em todas as nossas fabricações, prezamos pela qualidade, com fermentos e insumos de primeira, maltes moídos na hora e somos fiéis ao estilo”.
Crescimento e inovação constante
Inovação é uma palavra que guia a Das Bier nas quase duas décadas e, como consequência, a cervejaria segue num crescimento constante. A produção da bebida ultrapassou o dobro, do registrado desde o início.
Fundada com gestão familiar, a Das Bier conta atualmente com uma segunda geração à frente do negócio e passou por uma profissionalização ao longo dos anos. Empreendedora, Larissa reforça o protagonismo e a visão feminina que levam ao mercado um diferencial, contribuindo tanto para a Das Bier quanto para o desenvolvimento do setor como um todo. “O negócio cervejeiro vai além de produção de litros e consumo. Ele envolve inovação, cultura, tradição, gastronomia, entretenimento e lazer, e isso que buscamos oferecer, queremos que a experiência do nosso visitante seja completa”, conta.
Por essa visão, a Das Bier conta com um complexo de lazer, anexo à área de produção. Em um terreno de 48 hectares, o visitante encontra entretenimento com o pesqueiro, pedalinho e ampla área de recreação infantil; e o restaurante típico que oferece o melhor da gastronomia tradicional e harmonização com as cervejas da marca. “Aqui ofereceremos a experiência de vivenciar a nossa cultura com música e pratos típicos, para as famílias aproveitarem o dia ao ar livre e os visitantes terem contato com a nossa tradição”, finaliza.