Campanha de vacinação contra a raiva animal inicia em dezembro

Vacinacao-gado

A vacinação contra a raiva animal começa a partir do dia 6 de dezembro. A data foi definida após uma reunião na manhã desta segunda-feira (24). O período foi definido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Prefeitura de Blumenau por conta da aplicação da segunda dose, que precisa de um intervalo de um mês. A vacina será totalmente gratuita e todos os bovinos, equinos e bubalinos devem ser vacinados.

Todos os medicamentos necessários para a campanha já estão disponíveis na Diretoria de Desenvolvimento Rural, que está articulando a logística de vacinação dos animais. O trabalho será desenvolvido por seis equipes, compostas por vacinadores e auxiliares, que atuarão diariamente durante o dia inteiro até atender todos os animais definidos pela campanha, tendo em vista o mapeamento de ruas feito pela equipe. Todos os profissionais que irão aplicar a medicação serão capacitados na tarde de hoje, dia 24, e também serão imunizados.

A vacina contra a raiva contempla duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada de 21 a 30 dias posteriormente à primeira. Os donos dos animais receberão comprovantes de vacinação. As equipes da Prefeitura de Blumenau ficarão responsáveis por esta imunização e anualmente os proprietários dos animais devem providenciar a nova vacinação.

Com o início da campanha, a equipe fará a divulgação pelo site da prefeitura com antecedência para que todos estejam cientes da vacinação. Além disso, de acordo com o diretor Iremar José Blum, no dia anterior um responsável da Sedec passará nas ruas orientando os moradores sobre a medicação. Também serão distribuídos panfletos educativos, explicando o que é a raiva e o que deve ser feito a respeito.

Sobre a doença

A raiva é uma doença que ataca o sistema nervoso central, levando o animal ou pessoa infectada à morte pouco depois da contaminação. A transmissão ocorre com a exposição à saliva contaminada. Os sintomas incluem mudança de comportamento, salivação abundante, dificuldade de engolir, falta de coordenação motora e agressividade. Em caso de suspeita de raiva, o dono do animal ou a pessoa infectada deve entrar em contato com a Diretoria de Desenvolvimento Rural, que fica na rua Norberto Seara Heusi, 777, no bairro Escola Agrícola.

via PMB | Texto: Mariana Campos Silva