Por mais que pareça controlada, o coronavírus foi detectado em novos óbitos e a taxa de transmissão continua demandando cuidados. De acordo com a última atualização do Boletim Coronavírus de Blumenau, nos últimos 7 dias, foram registrados 1.644 casos novos de Covid-19 e processados 5.267 exames. Dividindo o número de dias pelo número casos, chegamos a uma média diária de 234,8.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8/12/22) pela Secretaria de Promoção da Saúde. Nesta semana também ocorreram quatro óbitos de pacientes com SARS-CoV-2, contabilizando um total de 812 no município.
Atualmente, há 596 pessoas em tratamento (583 em isolamento domiciliar), das quais 15 encontram-se hospitalizadas. A taxa de ocupação dos leitos ativos de UTI COVID está em 6,1%, com quatro moradores de Blumenau. O percentual nas enfermarias é de 6,2%, com nove pessoas de Blumenau e dois de outros municípios.
Desde o início da pandemia, já foram registrados 140.301 casos positivos e realizados 519.795 testes pela prefeitura. Desse total, 138.893, ou seja, 99% dos infectados, se recuperaram.
Vacinação
Blumenau já aplicou 765.968 vacinas entre 1ª, 2ª, dose única e dose de reforço
Na última semana foram aplicadas 361 vacinas da primeira dose, sendo 189 doses pediátricas (293.163 vacinados). Até o momento, 286.462 pessoas já foram imunizadas com doses de vacina contra a Covid-19.
O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a Prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Atendimento Rápido Covid-19
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGF) seguem fazendo atendimento de sintomas gripais e suspeita de Covid-19 nos bairros da cidade. A AGF Velha; AGF Escola Agrícola; AGF Garcia; AGF Fortaleza; AGF Itoupava; AGF Badenfurt e AGF Centro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19.
O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas podem ser acessados clicando aqui. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.
A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.