Bombeiros relatam a atuação nas cidades atingidas pelas chuvas no Vale do Itajaí

Foram mobilizados 22 bombeiros, um helicóptero, sete viaturas e nove embarcações.

Foto: Prefeitura de Benedito Novo (SC)

Por volta das 18h30 desta segunda-feira (5/12/22), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atualizou as informações sobre as ações nas cidades do médio Vale do Itajaí mais atingidas pelas fortes chuvas da madrugada. As equipes atuam desde à 00h30 em Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rodeio; com resgates de pessoas ilhadas, especialmente idosos e pessoas com algum histórico médico.

Foram mobilizados 22 bombeiros, o helicóptero Arcanjo 03, sete viaturas e nove embarcações. De acordo com a corporação, foi acionado o Plano de Chamada da 2ª Companhia de BM em Timbó, convocando Bombeiros Militares de folga e os que atuam no serviço administrativo, para reforçar os atendimentos. Blumenau mandou um caminhão 4×4 da Força-Tarefa e o Batalhão de Operações Aéreas a equipe da aeronave Arcanjo 01.

Em Benedito Novo, foram registradas 18 ocorrências e atendidas 42 pessoas, além de 4 famílias desabrigadas. O quartel dos bombeiros na cidade está servindo de base para os atendimentos e local onde as vítimas resgatadas passam por avaliação médica da equipe do SAMU do Arcanjo após serem resgatadas.

Já em Doutor Pedrinho não houve necessidade de resgates, sendo as maiores demandas relacionadas aos acessos interditados para Benedito Novo e Rio Negrinho. No município de Rodeio, onde as ocorrências se concentraram mais no bairro Rodeio 12, também não houve relato de atendimento dos bombeiros.