O prefeito de Guaratuba (PR) publicou um vídeo em sua rede social depois de escapar do deslizamento da BR-376 que soterrou vários veículos e causou vítimas ainda não contabilizadas. O fato aconteceu por volta das 19h desta segunda-feira (28/11/22) no Km 669 e estima-se que pelo menos 20 veículos de vários portes tenham sido atingidos.
“Uma coisa horrorosa. A montanha veio abaixo, nos carregou para cima dos outros carros e só estamos vivos por um livramento de Deus. Tanto eu quanto o Cláudio (Margarida), nosso motorista, não nos machucamos, mas muita gente deve ter se machucado. Porque muita terra e pedra veio para cima de todos os carros”.
Justus diz que a lama veio por baixo e chegou a erguer o veículo em que estavam jogando-o sobre outros. Quando o carro deles virou, eles quebraram o vidro e saíram correndo pela pista com medo de que viesse mais terra.
“A gente estava parado na fila, esperando o pessoal da concessionária liberar o trânsito. Não tinha como voltar, não tinha como fazer nada. Todo mundo parado com o carro desligado esperando Ver o que iria acontecer, quando veio aquela montanha inteira em cima da gente”.
O prefeito disse que estava em estado de choque e só pensava nas pessoas que ficaram lá. Um funcionário da concessionária pegou eles e os levou até um posto de combustíveis de Garuva (SC) onde aguardavam que alguém os buscasse.
As quatro pistas da rodovia no Paraná, que é uma continuação da BR-101 em Santa Catarina, estão fechadas, sem previsão de liberação. Uma atualização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) das 23h15, informou que duas equipes especializadas em atendimentos extremos (Forças-Tarefa) foram encaminhadas ao local.
Uma é a FT 13, que pertence ao Batalhão de Balneário Camboriú, e a outra, a FT 07, de Itajaí, ambas possuem equipamentos específicos para acesso a áreas deslizadas, bem como para resgate veicular. Também foram designados dois binômios (cão de busca + bombeiro) para ajudar nas buscas por pessoas desaparecidas, um do batalhão de Blumenau e outro de Itajaí.
Santa Catarina já enviou 30 bombeiros militares para ajudar as equipes paranaenses. Na terça-feira (29), se as condições meteorológicas permitirem, a equipe do helicóptero Arcanjo irá sobrevoar a região.