O espetáculo “As Velhas”, de Alejandro Jodorowsky, com adaptação do diretor Leandro de Assis, será apresentado às 20h deste sábado; e às 16h e 18h30 de domingo (19 e 20/11/22), no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A classificação etária é de 16 anos e a entrada é gratuita.
A adaptação conta com o patrocínio da prefeitura e SMC, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (FMAC), e apoio da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke. A encenação será conduzida pela Cia. de Theatro O Grito.
Em uma mansão em ruínas, que já fora luxuosa, duas Marquesas gêmeas octogenárias aristocráticas, Graça e Melissa, são o começo de uma jornada grotesca. Garga sua fiel criada centenária é o pilar que sustenta a ilusão dessas duas velhas irmãs que pretendem pertencer a uma posição privilegiada, serem bonitas, ricas, desejadas e jovens.
A única coisa preciosa que a gêmeas possuem é a fiel criada Garga, que as faz pousar para a faminta e miserável realidade, toda vez que as velhas irmãs voam delirando entre ilusões de grandeza ou ouvir seu severo pai morto. A relação abrupta e feroz que as une, baseia-se no anseio pelo que o mundo exterior pode retribuir, enquanto elas passam os dias repetindo rituais que mantêm viva a esperança de ser o que desejam novamente, embora essa redenção venha da mão da publicidade dos “Refrescos Lulu”.
Por intermédio da criada centenária Garga, as velhas Marquesas descobrem um grande segredo familiar e, além de quererem fingir ser algo que não são, elas aprendem e se rendem ao destino cruel de que todos sabemos: “somos todos prostitutas de publicidade”. Esse drama louco que flerta com a comédia negra dá ao espectador informações infinitas que confronta com a crueldade da sociedade contemporânea com um código de humor irônico, afiado e inteligente.
Espetáculo: As velhas
Local: Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico)
Data e horário: sábado (19), 20h | Domingo (20), 16h e 18h30
Classificação: 16 anos
Entrada franca
Por Sérgio Antonello, da ecretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) de Blumenau