A bola ainda não começou a rolar nos gramados do Qatar, mas as fornecedoras de material esportivo das 32 seleções participantes do campeonato, já divulgaram os uniformes que os times irão utilizar durante a Copa do Mundo. O uniforme da Seleção Brasileira foi revelado pela Nike oficialmente em agosto. Mantendo o tradicional amarelo para o primeiro uniforme, e azul, para o segundo. A campanha foi baseada na “Garra Brasileira”.
A camisa titular do Brasil para a Copa, traz o tradicional modelo canarinho, na cor amarela, desta vez um pouco mais clara, e traz como destaque um animal print inspirado na garra e beleza da onça-pintada, animal tipicamente brasileiro.
Outra novidade, fica por conta da adição do azul como cor complementar, junto ao verde. O azul é visto no swoosh da Nike, no peito, que é aplicado de forma lateralizada ao escudo da CBF. A gola da camisa titular tem o colarinho verde com bordas azuis, e terá abertura com botão, na cor verde e a bandeira do Brasil. Os punhos são verdes com bordas azuis. Dentro da gola, uma aplicação especial traz a bandeira nacional estilizada, junto da frase “Garra Brasileira” que é o mote de lançamento da coleção.
De acordo com a gigante americana, todos os uniformes fornecidos por eles têm como característica a ousadia e, destacam a cultura de inovação da marca, além de resgatar e celebrar a diversidade juvenil e as ricas culturas dos países além de rigorosos critérios de design e produção, de acordo com a Nike, pela primeira vez, mais de 75% de toda a coleção foi feita com 100% poliéster reciclado, fato considerado como um avanço significativo no design sustentável da Nike Football.
Os brasões são a identidade visual mais impactante dos clubes de futebol. Eles também ganham destaque nos uniformes de outros esportes e criam valor em marcas de moda com estratégias esportivas e streetwear. Na forma de patches, os brasões invadem desde as t-shirts mais casuais até os jeans mais descolados do mundo da moda, criando diferenciais em aplicações.
Carregados de história e significado, transmitem elementos de construção da origem dos times – como cores, símbolos e mensagens. A Haco empresa Blumenauense, localizada na Vila Itoupava é líder mundial quando o assunto é identificação de marca. Com DNA criativo e capacidade de entrega, é hoje a empresa mais preparada do mercado para oferecer técnicas inovadoras e diferenciadas para este tipo de produto.
“Com 5 bilhões de fãs em todo o mundo, nenhum outro esporte une mais as pessoas do que o futebol e nenhum outro evento une mais as pessoas que a Copa do Mundo. É por isso que para nós da Haco, é um orgulho fazermos parte desse momento para o Brasil”, disse Alberto Conrad Lowndes, CEO da Haco.
Os patches da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, produzidos pela Haco são 100% reciclados, desde os fios até os acabamentos utilizados.
De acordo com Lucas Fortes Rocha, Gerente de Marketing e Produto da empresa, “A Haco hoje produz os brasões dos uniformes de quase 100% dos times brasileiros e de alguns times do futebol internacional. Somos reconhecidos pela nossa capacidade de entrega, inovação no segmento têxtil e pelas nossas soluções sustentáveis para identificação de marca.”