A Policlínica Lindolf Bell terá o seu horário de expediente alterado a partir de segunda-feira (7/11/22) para das 7h às 22h. É a primeira vez que a mudança acontece e será permanente, segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). A unidade de saúde fica localizada na Rua 2 de Setembro, nº 1234, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau.
A mudança amplia à comunidade a prestação dos serviços como marcação de consultas, em especial, as oftalmológicas, e consultas já autorizadas; os exames, tanto para a retirada, quanto para agendamento de eletrocardiograma, principalmente; além do atendimento telefônico e do contato com os pacientes.
A coordenadora da Policlínica, Marlene Feldhaus, diz que “a expectativa é de que a alteração no horário de funcionamento permita que o atendimento aos pacientes seja ampliado em cerca de 20%. Atualmente, a unidade realiza mais de mil atendimentos por dia”, comenta a coordenadora.
Há mais de um ano, os usuários estão recebendo o documento que autoriza as consultas médicas com especialistas por meio do WhatsApp, evitando que o paciente precise se deslocar até a Policlínica, no bairro Itoupava Norte, para retirar a autorização.
A Semus orienta que, quando o paciente não puder comparecer na data da consulta, procure a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou o Ambulatório Geral (AGF) em que solicitou o agendamento, informando o interesse em desmarcar a data. A medida garante que um novo usuário possa ser atendido naquele horário e evita ociosidade da equipe médica que aguarda pelo paciente.
Números da Policlínica
Desde a sua inauguração, em 2006, foram feitos mais de 300 mil atendimentos e 1,4 milhão de consultas, mais de 421 mil exames, além de mais de 140 mil procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, entre médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a Policlínica conta com 160 servidores trabalhando no local. São 30 especialidades à disposição da população, entre elas, reumatologia, cardiologia, ortopedia e dermatologia.
Com informações de Elaine Malheiros, da SECOM/Blumenau