Uma novidade aguardada por muitos usuários do aplicativo WhatsApp foi lançada mundialmente em vários países nesta quinta-feira (3/11/22). Chamado de “Comunidades”, será possível criar um espaço para reunir vários grupos de trabalho como áreas distintas de uma mesma empresa em um só canal.
Assim você poderá criar o principal, depois dividi-lo em outros. Por exemplo, se você faz parte de um dos grupos de OBlumenauense, poderá participar de um voltado especificamente ao trânsito. Outra novidade é a ampliação do número máximo de participantes por grupo de 512 para até 1.024.
A mesma mensagem será enviada para todos os grupos semelhantes no canal, ou individualmente para cada um. Para entrar em cada subgrupo, é necessário que um dos administradores aceite a sua solicitação e/ou adicione você. A atualização também traz uma nova função que ampliará as chamadas de voz para até 32 pessoas simultâneas.
O anúncio do lançamento foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em um vídeo publicado no Facebook hoje (3). Ainda não há uma previsão exata de quando o recurso ficará disponível aos usuários no Brasil, mas é possível que isso ocorra somente em 2023.
Um dos motivos foi o acordo entre a Meta, TSE e o Ministério Público Federal em abril deste ano, para que chegasse no país após as Eleições Gerais. O receio é que a ampliação do alcance do WhatsApp poderia aumentar a propagação de fake news em larga escala.