Na última quarta-feira (26/10/22), encontrei com Alan Gregor, porta-voz da HGA no Brasil e com Nicolas Rubio, Diretor da USDA em São Paulo, para falarmos sobre a USA Hops e a USDA.
A USDA é a sigla utilizada para o Departamento de Agricultura dos EUA, que tem como objetivo fomentar e apoiar as questões relacionadas à agricultura do país. Aqui no Brasil, a USDA mantém relacionamento com o MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A USA Hops é uma organização comercial sem fins lucrativos – Hop Growers of America (HGA) – cujo foco principal, é apoiar produtores de lúpulos e fazer, de certa forma, uma ponte entre produtores de lúpulo e produtores de cerveja, priorizando o mercado das Craft Beers.
A HGA fornece atualizações sobre o progresso de cada ano-safra e o mercado geral de lúpulo através de uma programação de lançamentos vinculados a estatísticas e atualizações do USDA e da Convenção Internacional de Produtores de Lúpulo (IHGC).
Com um viés educativo e promocional, a HGA também oferece programas de marketing internacional, comparece a feiras de negócios com amostras de lúpulo e cerveja, informa sobre variedades de lúpulo e onde comprá-los nos EUA, e promove seminários educacionais em conceituadas escolas de cerveja, como o caso da Blumenauense ESCM – Escola Superior de Cerveja e Malte.
Para a ESCM, a HGA trouxe um Seminário Virtual Técnico de Experiências Sensoriais com ninguém menos que Matt Brynildson – cervejeiro conceituado no mercado internacional que atuou em grandes cervejarias como: Goose Island e Firestone. Matt Brynildson também já acumulou prêmios importantes da área, como o Prêmio Russell Scherer da Brewers Association por Inovação em Cervejaria, foi Campeão Brewmaster quatro vezes na World Beer Cup e Brewer of the Year quatro vezes no Great American Beer Festival.
O seminário online com Matt aconteceu na última quarta (26/10/22), de forma gratuita. Porém, a USA Hops preparou uma versão presencial para alunos da ESCM e cervejarias convidadas, com degustação 4 cervejas para análise dos lúpulos utilizados:
Suicide Squeeze, da Fort George, com lúpulo Amarillo;
Voodoo Ranger Juicy Haze IPA, da New Belgium, com lúpulo Cascade;
Rainbows & Unicorns IPA, da Breakside, com lúpulo Comet;
Hazy L IPA, da Bale Breaker, com lúpulo Simcoe.
Mas por que a vinda dos representantes da USA Hops e USDA é tão importante para Blumenau?
Blumenau é uma cidade cervejeira. Não à toa, carrega o título de Capital Nacional da Cerveja por toda sua história. Somos a cidade que abriga a ESCM – primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas, e temos inúmeras cervejarias artesanais.
A nível nacional, somos o segundo maior país (atrás somente da China) importador de lúpulos americanos, que tem como característica sensorial um perfil cítrico, frutado e resinoso. Em 2021, a importação de lúpulos americanos bateu recorde, e neste ano, tende a ultrapassar a estatística prevista.
Também está sendo promovido o “HGA Best Brazilian Craft Beer 2022”, um concurso que terá a participação de 10 cervejarias de 6 estados brasileiros – incluindo Santa Catarina, para fomentar o mercado. Mas isso é assunto que conversaremos em outra matéria! (Fique de olho para não perder).
Essa parceria entre EUA e Brasil no setor agrícola, proporcionou também um programa de intercâmbio onde cervejeiros brasileiros foram a UC Davis, uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos e que se destaca ainda mais na parte agrícola, sendo classificado como 1º lugar nos EUA e 2º a nível mundial nas ciências agrícolas pela QS World University Rankings. Sem dúvida, uma experiência que fortalece o setor da cervejaria artesanal no Brasil com relação aos ingredientes americanos utilizados em tantas das nossas produções.
Te convido a acompanhar as páginas @usfoodexperience e @usahops para saber mais sobre todos esses assuntos.
Nos vemos em breve.
PROSIT.
Helô Beckhauser (@helodalupulo): Sommelière de Cervejas e especialista em Harmonização Cervejeira. Atua no mercado cervejeiro há mais de 8 anos. Coleciona garrafas de cerveja, bolachas de chopp e boas histórias de bar.