Quem passou pelo Centro de Blumenau na manhã deste sábado (22/10/22) encontrou uma embarcação em meio aos carros. O Dampfschiff – uma réplica do Vapor Blumenau – circulou pelas ruas da cidade levando uma tripulação muito especial: alunos da Apae e seus familiares. Uma ação inédita promovida pelo grupo de amigos que participa dos desfiles da Oktoberfest.
Esta é a primeira edição do projeto “Somos Iguais”, que envolveu cerca de 50 famílias ligadas à Apae Blumenau. Cada aluno teve direito a levar um acompanhante para o passeio. Divididos em duas turmas, os estudantes receberam o carinho de moradores e turistas ao passar pelas ruas XV de Novembro, Sete de Setembro e no entorno do Parque Vila Germânica.
O passeio reuniu alunos de todas as idades, desde o jovem Anthony, de 15 anos, morador do bairro Fortaleza, até o experiente José Fernando da Silva, de 55 anos, que vive na Velha. “Meu irmão chegou a ficar emocionado com o convite. Quando eu falei, ele começou a chorar”, declarou a irmã e responsável por José Fernando, Sonia Regina.
Iniciativa inédita
A iniciativa inédita promete entrar para o calendário do grupo, que desde 2017 participa dos desfiles com a réplica do Vapor Blumenau, que foi a segunda embarcação a realizar trajetos regulares entre Blumenau e Itajaí pelo Rio Itajaí-Açu. A embarcação original foi construída em 1894 e sua primeira viagem foi em 1895.
“Nós sempre tivemos um carinho muito especial pelos alunos da Apae. Eu já fui duas vezes presidente da Apae de Gaspar, já fui membro da diretoria da federação das Apaes. A intenção é continuar no ano que vem e até estender para outros públicos, com dois desfiles, atendendo outras entidades”, adiantou o presidente do grupo Dampfschiff, Rogério Alves de Andrade.