De acordo com a previsão do Epagri/CIRAM para a tarde desta sexta-feira (21/10/22), o rápido aumento da temperatura, afastamento da frente fria e chegada de alta pressão poderiam trazer instabilidade para várias regiões catarinenses. Também poderiam ocorrer rajadas de vento entre 40 a 60km/h, sendo mais intensas no Litoral.
O AlertaBlu informou no período da manhã, que havia condições para pancadas isoladas de chuva. Por volta das 16h45, já foi possível perceber a presença do vento em Blumenau e não deve ter demorado mais do que meia hora.
De acordo com o monitoramento online do AlertaBlu, na leitura das 18h45 as estações que registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 12h foram Nova Rússia (17,2 mm); Jordão (10,6 mm); Velha Central (10 mm); Velha Grande (7 mm); Ruy Barbosa (5 mm); Vorstadt (3,6 mm); Glória (3 mm); Parque Ramiro Ruediger (2,6 m); Araranguá (2,4 mm); Vila Itoupava (2,4 mm); Nova Esperança (1,8 mm); Passo Manso (1,6 mm) e Coripós (1,2 mm). Nas estações Itoupavazinha e Tatutiba marcou 0 mm, que significa que não choveu nada ou o equipamento está com problema.
Vídeos que circularam em grupos de WhatsApp voltados à imprensa, mostram que em cidades do Vale do Itajaí como Ascurra, Timbó, Rodeio, Ilhota e Itajaí, houve vento forte, chuva ou granizo.
Em Blumenau não recebemos relatos de granizo, mas pode ter ocorrido. Depois dos temporais rápidos, o sol logo apareceu e deixou o céu dignos de belas fotos.