Audição, visão e tato estão entre os sentidos que serão estimulados com a nova Sala de Estimulação Sensorial do Projeto Integrar. A sala está em fase de finalização e cerca de 70 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na rede municipal de ensino serão beneficiados.
A sala é composta de playground espumado, colchonetes, tatame, parede de escalada inclinada, além de outros equipamentos que vão estimular as habilidades cognitivas e motoras, além de possibilitar o desenvolvimento da força, equilíbrio, coordenação, noção, cores e formas. Ou seja, a partir das intervenções com a terapia de integração sensorial, a criança autista poderá entender o ambiente, o corpo e todos os estímulos exteriores tendo uma reação ou aprendizado mais adequados.
O espaço do Projeto Integrar conta com nove consultórios, divididos em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia ocupacional, além de espaços para recreação – uma para as crianças do Projeto Integrar e outra para atendimentos do Sefoppe, banheiros, salas de reunião, de espera e área administrativa e agora uma sala sensorial.
Atualmente, o espaço é alugado, mas uma verba de R$ 5 milhões já está destinada para o município para a construção da sede própria. O espaço para construção da sede do Projeto Integrar já foi definido: será o terreno ao lado do Fórum de Gaspar, na rua Pref. Júlio Schramm, bairro Sete de Setembro. Neste momento, a Prefeitura aguarda a finalização dos tramites legais para iniciar todo o processo da obra, desde o início da licitação, até o começo efetivo das obras.
Fonte: Prefeitura de Gaspar