Saiba como Gaspar conseguiu atingir a meta de 95% de vacinação contra a pólio

Várias iniciativas resultaram em 3,6 mil crianças imunizadas.

Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)

Após inúmeras ações de intensificação da vacinação contra a Poliomielite a Secretaria de Saúde de Gaspar conseguiu atingir a meta do Ministério da Saúde: vacinar 95% do público-alvo da campanha. Ao todo, mais de 3,6 mil crianças entre 1 e 4 anos receberam as gotinhas, totalizando 95,21%.

A Campanha Nacional contra a Poliomielite foi iniciada no dia 8 de agosto, porém, a procura pelo imunizante estava abaixo da média. Por isso foram promovidas diversas ações, como a ampliação dos horários nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e abrir aos sábados.

Outra iniciativa muito importante, foi a ida de profissionais da saúde foram até os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs). Mais de 500 crianças foram imunizadas com a autorização dos pais ou responsáveis. A busca ativa também foi realizada através de ligações e mensagens por WhatsApp para alertar os familiares sobre a importância da vacinação. Além de ampla divulgação em redes sociais e divulgação junto à imprensa.

E por fim, como última cartada da secretaria de saúde, equipes de vacinadores percorreram os bairros com a menor taxa de cobertura vacinal contra a pólio, e aplicaram as gotinhas de porta em porta. Assim, a meta foi alcançada graças a iniciativas que ampliaram as oportunidades de vacinação das crianças e ao envolvimento dos trabalhadores da saúde.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, comemora os resultados. “Alcançar a meta dá uma sensação de dever cumprido. Mas isso só foi possível graças ao empenho de toda a nossa equipe da atenção básica de saúde que fizeram o impossível para isso acontecer. Atingir a meta é sinônimo de prevenir doenças e crianças seguras”, ressalta o secretário.

A campanha nacional segue até o dia 30 de setembro, com doses disponíveis em todas as unidades de saúde de Gaspar para os que ainda vacinaram seus filhos. As cadernetas dos adolescentes também devem estar atualizadas. Tomar as vacinas é um ato de cuidado consigo mesmo, com os próprios filhos e com a comunidade em geral. Vacine-se, prevenindo doenças evitáveis e ajudando a fazer com que doenças erradicadas não voltem a aparecer.