O The Economy of Francesco (Economia de Francisco) é um movimento promovido pelo Papa Francisco com a proposta de reunir jovens de vários países para discutirem e compartilharem ideias, buscando mudar os modelos econômicos atuais e um futuro mais justo e inclusivo.
O evento começa na quinta-feira (22/09/22) e segue até sábado (24) na cidade de Assis, na Itália. A estudante do curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Ana Beatriz Kleinübing, foi uma das 2 mil pessoas selecionadas para participar.
Ela foi aprovada através de um processo seletivo que envolveu 120 países. Só do Brasil, irão 100 pessoas, a segunda maior delegação do evento que só perde para o país anfitrião (Itália). Desde 2020, o grupo de selecionados realiza atividades online, como reuniões de grupo, encontros e palestras.
Em 2019, o Papa Francisco publicou uma carta chamando jovens universitários, empreendedores e agentes de mudança em suas comunidades para “dar alma à economia mundial” e ajudar a pensar nos seus próximos passos, repensando os modelos atuais de uma forma que possibilite um desenvolvimento mais sustentável para o futuro e que inclua a todos.
O objetivo é reunir em Assis jovens do mundo todo para que possam trocar experiências, participar de discussões, seminários, workshops para, além repensarem essa nova economia, aprenderem como colocá-la em prática nas suas comunidades e no seu dia a dia, nas suas empresas, universidades.
“Estaremos espalhados pela cidade de Assis, em alguns momentos com palestras gerais para todos, em outros divididos em “vilas” temáticas, momentos de reflexão, rodas de conversa e reuniões menores, espaços de fala desenvolvidos pelos próprios participantes, inclusive um que estamos organizando com todos os juristas do evento, para tratar sobre Direito e Economia”, disse Ana de acordo com publicação no site da FURB.
Orientada pela professora Wanda Muniz Falcão, a estudante conta que a inspiração para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) veio a partir de um curso sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado como preparação para o evento.
“Para a estudante, é importante estar em contato com tantas pessoas com vivências diferentes, aprender com palestrantes renomados como Jeffrey Sachs, Kate Raworth, Gael Giraud, e o próprio Papa Francisco, além de poder trocar experiências e trazer os aprendizados de volta para cá”, comenta a professora.
Fonte: FURB