O sistema de baixa pressão que atua entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul mantém o tempo instável em Blumenau nesta segunda-feira (12/09/22). Entre a manhã e a tarde, céu encoberto, chuva de intensidade fraca a moderada isolada e algumas trovoadas.
Há risco para chuva intensa em curto espaço de tempo. A partir da noite, gradualmente a condição para chuva vai diminuindo. Devido a espessa cobertura de nuvens, a temperatura pouco varia e a sensação térmica é de frio, com máxima que não deve passar de 19°C. Vento fraco de sudeste/leste.
Terça-feira (13)
Permanece a condição de instabilidade, com condição para chuva fraca e isolada na madrugada. No decorrer da manhã a nebulosidade diminui, ocorrem aberturas de sol e a temperatura se eleva.
Mas entre a tarde e à noite, o deslocamento de umidade no mar e a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) voltam a causar chuva de fraca intensidade. a temperatura mínima não deve ficar abaixo de 17°C e a máxima pode chegar a 27°C no período da tarde. Vento fraco noroeste, passando a sudeste.
Quarta-feira (14)
A atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em combinação com o transporte de ar úmido do mar mantém o tempo instável em Blumenau na quarta-feira. Entre a madrugada e a manhã, chuva fraca a moderada isolada de forma mais persistente.
A partir da tarde, gradualmente a condição para chuva vai diminuindo e a chuva passa a ocorrer alternada a períodos de melhoria (momentos de céu nublado e sem chuva). As temperaturas voltam a ficar mais amenas, com mínima em torno de 16°C e máxima de 22°C. Vento nordeste/leste, passando a noroeste.
Quinta e sexta-feira (15 e 16)
Pouca mudança nas condições do tempo. A atuação de cavados em níveis médios da atmosfera mantém a presença de muita nebulosidade e condição para chuva fraca e isolada alternada a períodos de melhorias.
A grande cobertura de nuvens ainda mantém a temperatura mais amena, com mínimas e máximas próximas de 15°C e 19°C. Na sexta-feira, as instabilidades se afastam do Médio Vale do Itajaí e o ar seco volta a ganhar intensidade, favorecendo o retorno do tempo firme, bom como do predomínio de sol.
Fonte: AlertaBlu