Por volta das 11h23 desta segunda-feira (29/08/22) nasceu o pequeno Isac dentro de uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O menino veio ao mundo com 3,294 kg às margens da rodovia que liga Biguaçu a Florianópolis.
A mãe, Ana Cláudia Coldebella, estava com 39 semanas e um dia de gestação. Sua gravidez era considerada de alto risco, já que ela é portadora de epilepsia. Mas havia alguém muito especial dentro do veículo: o socorrista José Roberto de Souza, que trabalha há cinco anos no SAMU.
Ele é o pai do Isac e pôde testemunhar o nascimento do filho ao lado da esposa. “Eu estava em Nova Trento, onde moro e faço meus plantões. A Ana Cláudia estava com três dedos de dilatação e sua gestação era de alto risco, pois ela tem epilepsia. Liguei para o 192 e nos deslocamos para o Hospital Regional. Mas não deu tempo. No meio do caminho, as contrações iniciaram e na frente da Polícia Rodoviária Federal nos encontramos com a equipe da Unidade de Suporte Avançado, que auxiliou o parto”, comentou Souza.
Após o parto a criança e mãe foram encaminhados ao Hospital Regional para receber atendimento médico. A família agora está maior já que é o segundo filho do casal.
A enfermeira Lorraine Cichowicz, que é mãe de uma menina, estava na equipe da ambulância. Para ela, que já passou por isso, foi um momento emocionante ao ver o menino mamar pela primeira vez dentro da própria ambulância.