O Dejour Club, primeiro clube flutuante de Santa Catarina, naufragou próximo da Ilha das Cabras nesta quarta-feira (10/08/22) após ser arrastado para o mar em Balneário Camboriú (SC). A estrutura estava atracada em um píer no Rio Camboriú, mas as correntes e poitas não suportaram as rajadas de ventos de até 100km/h registrados durante a passagem do ciclone extratropical.
Uma equipe de inspeção naval da Marinha foi ao local onde estava à deriva para coletar dados e informações sobre o naufrágio. Deve ser emito um aviso-rádio náutico de alerta para a segurança de navegação por causa dos destroços deixados pela estrutura.
A delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí instaurou um inquérito administrativo para apurar as circunstâncias e causas do naufrágio. A previsão é de que seja concluído em no máximo 90 dias. Depois a investigação será encaminhada ao Tribunal Marítimo para a distribuição e autuação de responsabilidades.
O Dejour Club estava pronto para o pré-lançamento previsto para este mês e a inauguração oficial em Setembro. A plataforma tinha cerca de 950 metros quadrados e capacidade para receber 700 pessoas. A embarcação aguardava o fim do período de pesca para ser deslocada ao o local certo, na Barra Sul, onde receberia todas as poitas previstas.