Chuva pode chegar a até 120 mm em Blumenau e no Médio Vale do Itajaí

A persistência e o volume de chuva previsto nas próximas 48 horas, aumenta o risco para deslizamentos e até alagamentos.

Foto: Júlio Polhein

Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Blumenau, as novas rodadas dos modelos de previsão do tempo indicam a permanência da instabilidade ao longo das próximas 48 horas, mantendo a chuva na região de Blumenau.

No decorrer desta terça-feira (9/08/22), o céu permanece encoberto e com condição para chuva persistente de intensidade fraca a moderada, ganhando intensidade a partir da tarde, devido à influência do sistema de baixa pressão que mantém intensificado o deslocamento de umidade do oceano para o Vale do Itajaí.

O nível do Rio Itajaí-Açu estava com 1,84 metro às 8h. A temperatura máxima não deve passar de 22°C e a mínima foi registrada às 6h quando fez 19,1°C. Neste momento (8h55) faz 19,9°C e a umidade relativa do ar está em 89,3%.

Até às 8h50, só foi registrada uma ocorrência relacionada às condições climáticas. Foi um deslizamento em uma propriedade particular na Rua Willy Henckels, na região do bairro Velha Grande.

Nas últimas 24h (medição das 8h45), choveu em média 8,77 mm em Blumenau. As estações com maior precipitação pluviométrica foram Fidelis (15,6 mm), Itoupava central (15,4 mm), Vila Itoupava (13,4 mm) Nova Rússia (11,4 mm), Itoupavazinha (10,8 mm) Jordão (9,8 mm) e Glória (7,4 mm).

Na quarta-feira (10), o tempo permanece instável. Ao longo do dia, o céu mantém-se encoberto e há condição para chuva persistente de intensidade fraca a moderada. Ao final do dia, as áreas de instabilidade gradualmente se afastam à medida que o sistema de baixa pressão se desloca para o alto-mar, diminuindo aos poucos a condição para chuva.

Nos dois dias, há risco para chuva intensa em curto espaço de tempo sobre a região do Médio Vale do Itajaí. Devido à persistência da chuva nos próximos dias, são previstos volumes expressivos entre 100 e 120 mm e não se descarta pontuais ainda mais elevados.

Em virtude das condições atuais de solo encharcado sobre a região e a continuidade da chuva de forma persistente e volumosa nas próximas 48 horas, aumenta o risco para deslizamentos e possíveis alagamentos. Além disso, há condição para alterações do nível do rio Itajaí-Açú.